Colunas / Escola

Dê um tempo para você

Getty Images

Publicado em 11/11/2020, às 08h11 - Atualizado em 13/01/2021, às 08h57 por Taís e Roberta Bento


Compartilhe:


Não é só você que está cansada. Realmente o desafio para mães, pais e professores se tornou maior quanto mais o tempo foi passando. O período de estresse prolongado gera uma série de questões com as quais, muitas vezes, parece impossível lidar. Tudo isso é compreensível e real. O que precisamos rever é o quanto estamos transferindo para nossos filhos o que deveria ser tratado entre os adultos.

Seja a sua prioridade (Foto: Getty Images)

Sim, podemos explicar para nossos filhos que estamos nos sentindo sobrecarregados e que precisamos de ajuda. E isso deve ser uma verdade em todos os sentidos: você precisa buscar ajuda se percebe que está no seu limite. Ou melhor, antes de chegar a esse ponto. As crianças precisam sentir que continuam seguras, que você só está precisando de um tempo para cuidar de si e que vai passar. Nossos filhos não sabem processar mudanças radicais geradas por nosso estado emocional.

E nem é justo que precisem passar por isso. Na cabeça das crianças, elas têm culpa do desequilíbrio emocional que os pais sofrem, especialmente quando isso gera grandes mudanças na rotina da família. Para evitar que seu filho tenha que lidar com mais esse estresse, além do que está vivendo longe da escola, dos amigos e familiares, mantenha o contato dele com os colegas, a professora, o aprendizado.

Tudo bem acelerar, buscar o equilíbrio do tempo e quantidade. Mas seu filho parar agora não ajuda em nada. Deixe de lado a busca pela perfeição. Coloque seu foco em buscar somente o equilíbrio e aceitar o bom como sua melhor opção. Conte com a ajuda de familiares e amigos, para que possa ter alguns momentos só seus. Peça socorro para a escola e conte conosco também em relação à rotina de estudos do seu filho.

Só não deixe que seu filho pense que a escola ou o aprendizado formal é a causa do esgotamento que você está sentindo. A escola e a aprendizagem devem ser parte da solução, nunca do problema! Você vai ficar mais aliviada assim que conseguir inserir ao longo da semana alguns momentos só seus. Esse é um ótimo primeiro passo para você trazer seu equilíbrio de volta. Lembre-se de que você conseguiu chegar até aqui porque tem sim muita força aí dentro. Ainda não é hora de jogar a toalha.

Novembro é um mês que normalmente já gera ansiedade. Seja pelo cansaço que se acumulou do ano, seja pela expectativa das férias que estão por vir. Este ano, especialmente, essas sensações estão turbinadas por tudo o que vivemos. Ou melhor, por tudo ao que sobrevivemos. Pense em tudo que você conseguiu superar para chegar até aqui. Não foi pouco. Você consegue sim caminhar só mais um pouquinho. Tem bastante aprendizado para seu filho nesse período que parece curto até o final do ano. E vocês vão dar conta sim!

Seminário Internacional Pais&Filhos

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!


Palavras-chave
Família Educação Criança Maternidade Mãe Escola respeitar

Leia também

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Ana Hickmann leva filho para assistir corrida de Edu Guedes e expressão dele rouba a cena