Bebês

Treininho para o penico

12 passos para tirar a fralda da vida do seu filho e da sua. Muita calma nessa hora, pois cada criança tem seu tempo!

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

“Você já viu alguém crescer usando fralda?”, perguntou o pediatra a uma mãe ansiosa em ver o filho de cuecas logo depois de completar 1 ano. Muita calma nessa hora! Um dia, tenha certeza, ele vai sair da fralda e usar direitinho o banheiro. Mas tudo tem seu tempo certo. Não existe uma idade precisa para fazer essa passagem, mas os especialistas afirmam que antes de 1 ano e meio a criança não tem maturidade pra encarar essa mudança. Se você insistir antes da hora, vai se estressar à toa e não vai trazer qualquer benefício para seu filho. A maioria das crianças consegue se livrar das fraldas entre 1 ano e 7 meses e 2 anos. “Cada uma tem um tempo de amadurecimento, e os pais devem observar o relógio biológico dos filhos e perceber a melhor fase para iniciar o uso do penico”, diz Wilma Hossaka, filha de Luzia e Vicente, chefe do Pronto-Socorro Infantil do Hospital Beneficência Portuguesa.

Quando chegar o momento mais adequado, seu filho vai dar sinais, pode ter certeza. Preste bastante atenção neles. Por exemplo, ele vai começar a avisar quando fez xixi ou cocô ou se mostrar incomodado com a fralda suja, mexendo o tempo todo nela ou até mesmo evitando se sentar nessa situação. Aí, sim, você deve começar o treinamento, que pode levar de quatro a cinco meses. Portanto, nada de pressa! Comece perguntando com frequência se ele está com vontade, reforce que ele avise sempre que quiser fazer e então comece a levá-lo ao banheiro. “É normal que a criança sente no penico, fique ali por algum tempo e não faça nada nas primeiras vezes”, alerta a pediatra. O processo leva tempo mesmo e exige paciência. Mas jamais desista. Tirar férias das tentativas e retornar às fraldas gera um atraso muito maior no desenvolvimento do bebê. E quando, finalmente, seu filho fizer algo no penico, aplauda, elogie, diga que ele cresceu, é um menino grande que não usa mais fraldas. Viva!

1. Procure sinais que demonstram se seu filho está pronto ou não. Ele consegue ficar com a fralda seca por mais de duas horas? Ele pode estar pronto. Ele prefere usar o penico na cabeça como chapéu? Talvez ele não esteja.

Anúncio

FECHAR

2. Comece o treinamento nos meses de calor, pois fica mais fácil trocar a roupa, caso escape o xixi, e mantê-lo seco.  

3. Mostre a ele o banheiro e ensine os nomes dos objetos que ele vai passar a usar (vaso, papel higiênico, penico) e ensine-o a se sentar, puxar a descarga e lavar as mãos.

4. Deixe-o escolher entre o penico e o redutor do assento. O penico deve ficar sempre no banheiro, nada de levá-lo para a sala ou quarto.

5. Permita que ele leve um brinquedo pra se distrair.

6. Não tenha pressa. Deixe-o sentadinho ali tentando.

7. Mantenha a rotina de levá-lo ao banheiro a cada hora. Combine com a pessoa que fica com ele na sua ausência e com a creche, se for o caso. Todos devem ser envolvidos no processo.

8. Faça isso ser divertido. Dance e aplauda. Você pode cantar uma canção para sinalizar que é hora de ir ao banheiro.

9. Diga que agora ele é grande, não é mais bebê, por isso pode fazer ali e não mais na fralda.  

10. Se não der certo, não brigue.

11. Quando ele fizer direitinho, comemore, aplauda, mostre que está feliz.

12. Se durante o dia ele já estiver firme e pedindo sempre pra ir ao banheiro, comece o treinamento da fralda noturna. Leve-o para fazer xixi antes de ir pra cama e acorde-o durante à noite para ir ao banheiro.