Bebês

Sono do bebê: o que acontece enquanto seu filho está dormindo?

A hora do sono é fundamental para o desenvolvimento do bebê (FOTO: Getty Images)

Publicado em 22/03/2022, às 08h17 - Atualizado às 09h15 por Luiza Fernandes


Compartilhe:


Os bebês sentem muito sono e, por isso, possuem uma rotina de sonecas bastante intensa e cheia de cuidados. Essa parte nós já sabemos, mas você já parou para pensar qual é a importância das sonecas para o seu filho?

Existe um motivo pelo qual os pais devem garantir que os filhos – principalmente bebês – tenham uma boa noite de sono. Isso porque é nesse período que importantes funções do corpo se desenvolvem, trazendo resultados que vão até a vida adulta!

A hora do sono é fundamental para o desenvolvimento do bebê (FOTO: Getty Images)

É durante o sono dos bebês – especialmente no período da noite – que eles liberam o hormônio do crescimento. E, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, é cerca de 30 minutos após o período das 22h até por volta das 6h que isso ocorre no organismo dos bebês.

O hormônio, durante esse período, se responsabiliza ainda por promover funções que vão além do crescimento. Até porque é durante o sono que o cérebro e a maioria das funções ligadas ao intelecto ganham força.

Assim, quando um bebê dorme, ele está fortalecendo a memória – a partir do momento em que revive mentalmente cada uma das experiências que teve, com a família ou até mesmo sozinho. Além disso, o crescimento somático (isto é, aquele em que ocorre a geração e multiplicação de células somáticas que fazem o crescimento físico do bebê) e desenvolvimento de outros órgãos também acontecem nesse período.

O sistema imunológico também é positivamente afetado pelo sono do bebê. A falta de descanso do seu filho libera o chamado cortisol. Além da irritabilidade, esse hormônio causa uma queda da imunidade, e pode trazer doenças graves para o bebê.

Você já parou para pensar o que acontece no sono do seu filho? (Foto: Getty Images)

Tempo de qualidade

O tempo de sono necessário para um bebê varia de acordo com a idade e a condição em que ele vive. Contudo, existe uma média de horas, na qual um recém-nascido passa mais tempo do dia dormindo do que um bebê de quase 1 ano, por exemplo.

A Sociedade Brasileira de Pediatria estipula uma média de tempo que os bebês precisam dormir. Mesmo assim, esse tempo não necessariamente se refere ao tempo que o bebê passou dormindo de noite, mas, sim, às horas dormidas ao longo das 24 horas de um dia:

A partir do primeiro ano de vida, os bebês tornam-se crianças, e já exigem um período que varia de 11 a 14 horas de sono por dia – que também depende da idade e do ambiente em que vivem.

Bebês que não têm a rotina de sono respeitada e não conseguem dormir durante o período necessário para seu desenvolvimento podem ter problemas. Isso porque, quando não dormem direito ou o suficiente, ficam mal humorados e, consequentemente, apresentam dificuldades para realizar outras tarefas importantes enquanto estão acordados. Até mesmo a amamentação, nesse caso, corre o risco de ser prejudicada por um bebê que não teve o descanso merecido.

No futuro, bebês que tiveram o sono negligenciado podem se tornar crianças e até mesmo adultos com uma série de complicações. Conforme já falamos, é enquanto dorme que um bebê fortalece as funções cerebrais relacionadas ao intelecto e exercita a memória. Por isso, a desatenção com esse período pode ocasionar em diagnósticos de déficit de atenção, hiperatividade e até mudanças de comportamento decorrentes do estresse e falta de descanso.

Levando em conta todos esses fatores, a National Sleep Foundation admitiu que a qualidade de sono é tão importante quanto a boa alimentação. Por isso, existem uma série de estratégias para garantir que seu bebê tenha uma boa rotina de sono, que incluem uma boa alimentação, massagem com óleos e até mesmo um banho relaxante!

O Shampoo e Condicionador da Granado podem ser seus maiores aliados para garantir uma boa noite de sono para o seu filho! (Foto: Divulgação/ Granado)

Para te ajudar nesse processo, uma alternativa é usar produtos que te deem uma força extra na hora de garantir que seu filho está relaxado e pronto para um verdadeiro descanso. Por isso, a Granado possui Shampoo Relaxante, feito com 93% de ingredientes de origem natural, e Condicionador Relaxante, com 98% de ingredientes naturais, ambos com camomila na composição, que conseguem acalmar o seu bebê e mantê-lo limpo e cheiroso! As fórmulas são dermatologicamente testadas, além de não conter corantes, parabenos e silicone.

O conjunto de Camomila da Granado conta com uma linha completa para relaxar o bebê (Foto: Divulgação/ Granado)

Palavras-chave
Bebê Comportamento Família Saúde Sono cuidado descanso

Leia também

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez