Bebês

Seu gostinho no copinho

Muitas mulheres optam por continuar amamentando depois da licença-maternidade, mas não sabem como fazer isso. É mais simples do que parece

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Quando acaba a licença-maternidade, normalmente vem o dilema: como fazer para continuar amamentando? Ok, você já sabe que dá para extrair leite e armazenar para que outra pessoa ofereça ao seu filho. Muita gente logo pensa na mamadeira, mas ela não é uma estratégia tão óbvia assim. Isso porque a criança pode acabar se acostumando com aquele bico e não pegar mais o peito. “Com a mamadeira, o leite sai mais fácil do que no esforço da mamada no peito, por isso a criança se acostuma e não volta a pegar na mama. Já o copinho não lembra o bico do peito e obriga o bebê a fazer o trabalho de deglutição, que é difícil para ele”, explica Graziela Del Bem, neonatologista do Hospital São Luiz e filha de Mariluci.

O tal copinho deve ser um recipiente maleável, fino e raso, para não machucar. Fique atento ao tamanho ideal: um bebê de 6 meses mama em média 250 ml. Na hora de oferecer o leite, coloque seu filho encostado no peito e apoiado pelo braço de forma que o pescoço fique levantado em um ângulo de 90º.

Anúncio

FECHAR

É perigoso ficar deitado ou de lado, porque pode engasgar. Depois, encoste a borda do copo no lábio inferior e deixe o leite tocar sua boca. Não vai ser preciso (e nem é recomendado) despejar o leite: o bebê saberá o que fazer, acredite!

Na hora de limpar, lembre-se dos cuidados básicos. “A mãe deve lavar o copinho com uma esponja que seja só para isso, água e detergente neutro ou sabão de coco. Depois de enxaguar bem para não deixar nenhum resíduo, deve esperar secar antes de guardar, para não criar fungos e bactérias”, diz Natalia Turano, enfermeira pediátrica do Hospital Isaraelita Albert Einstein.