Bebês

Sem fralda

Pais usam sinais dos filhos para entender melhor momento para criança usar o banheiro

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

O caderno Equilíbrio, do jornal Folha de S. Paulo trouxe nesta terça-feira um debate que já ganha adeptos no Brasil: a higiene natural. A ideia é reduzir o uso de fraldas descartáveis e condicionar o bebê a usar penico. Para isso, pais passam a usar uma técnica chamada EC, do inglês ‘elimination communication’, ou seja, comunicação de eliminação, ou higiene natural.

Veja na edição de julho da Pais & Filhos 12 passos para o desfralde do seu filho. Já nas bancas!

A técnica consiste em ver os sinais que o bebê dá quando vai fazer xixi ou cocô, depois de entender quais são esses indícios e, assim que os sinais surgirem, levá-lo ao banheiro. Jéssica Bonizzi, mãe de Valentina, conta que sua filha dava sinais claros de que faria cocô ou xixi. Então ela começou a ver os sinais e percebeu que se levasse a filha ao banheiro poderia evitar o uso das fraldas.

Anúncio

FECHAR

Entre as adeptas do método, está a parteira alemã Tamara Hiller, ela explica que a higiene natural é uma prática comum em outros países e defende que o processo comece até os três meses para que a adaptação seja mais simples. Em entrevista ao jornal, a pediatra Fátima Rodrigues Fernandes, do Hospital Infantil Sabará, explica que não há estudos mostrando que recém-nascidos têm controle sobre suas necessidades fisiológicas ou a capacidade de comunicá-las a alguém. Para a psicopedagoga Georgia Vassimon, o vínculo entre mãe e bebê já é forte e a maternidade já tem diversas cobranças. “Seria mais uma coisa para se preocupar”, afirma.