Bebês

Respira, inspira, não pira! 7 jeitos de ajudar seu bebê com problemas estomacais

Shutterstock

Publicado em 08/07/2017, às 06h33 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Quem imaginaria que uma barriga tão pequena como a do bebê poderia ter tantos problemas? Para ajudar você na difícil missão de fazer se filho se sentir melhor, reunimos dicas recomendadas pelos especialistas para aliviar as complicações estomacais que pode atingir os bebês.

1. Faça uma massagem calmante

O sistema digestivo do seu bebê ainda não é muito desenvolvido, mas você pode fazer com que ele funcione melhor. “A massagem é uma maneira excepcional e natural para resolver o desconforto abdominal”, conta Anthony M. Loizides, gastroenterologista pediátrico no Hospital Infantil de Montefiore, de Nova York.

Cerca de 15 minutos de massagem com pressão moderada no abdômen e nos membros já é bastante útil.

2. Movimente as pernas do bebê como se ele estivesse andando de bicicleta no ar 

Outra técnica para tentar é fazer exercícios com as pernas do bebê. “A manobra que você pode fazer para ajudá-los a eliminar os gases inclui dobrar as pernas, trazer joelhos para barriga e movimentar as pernas como se estivessem andando de bicicleta”, diz Kim Alt, MD, pediatra da Rockford Pediatrics em Rockford, Michigan.

3. Verifique se não está oferecendo muito leite

Excesso de leite materno pode causar gases. Certifique-se de que seu filho está esvaziando um peito totalmente antes de trocar os lados. Um consultor de lactação pode orientá-la neste processo.

4. Não dê muita comida

O estômago do seu bebê é do tamanho de um punho. Então, dê pequenas quantidades de comida por vez. Prefira um bebê que coma uma pequenas quantidades a cada duas horas do que grandes quantidades a cada quatro. Se bebê cuspiu, espere para oferecer comida novamente.

5. Não distraia seu bebê enquanto ele come

Manter seu bebê focado no que ele está comendo pode ajudar a prevenir problemas de barriga. Evite interrupções, ruídos súbitos, luzes brilhantes e outras distrações, e faça cada alimentação calma e tranquila.

6. Experimente um banho quente ou uma toalha

Um pouco de calor pode aliviar dos de estômago. Uma toalha quente não é uma má ideia, ou um banho quente às vezes pode ajudar o bebê a relaxar e mover o intestino também. Certifique-se de que eles não são muito gostosos. Além disso, mantenha seu bebê confortável, evitando fraldas calças confortáveis.

7. Saiba quando ligar para o médico

Se essas soluções simples não estão funcionando, ligue para o médico. “Cólica”, que é choro inconsolável, pode não ter realmente uma causa conhecida e um problema cíclico chamado dischexia geralmente funciona por conta própria. Mas,fique de olho em sintomas de refluxo, como recusa alimentar persistente, vômitos de sangue ou com fluido verde ou amarelo, crescimento devagar e problemas respiratórios.

Leia também:

Meu filho está com dor de barriga, e agora?

6 coisas que o bebê faz dentro da barriga da mãe

Fotos: a polêmica barriga pós-parto de 7 famosas


Palavras-chave

Leia também

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Jogador diz que foi amante de Viviane Araújo enquanto ela era casada com Belo: "A coitadinha"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Gravidez

"Fui demitida no dia que voltei da licença-maternidade depois de 5 minutos"

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar mostra ultrassom da filha pela primeira vez

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer