Bebês

Por que a gente muda a voz na hora de conversar com o bebê?

iStock

Publicado em 22/05/2018, às 16h25 por Jéssica Anjos


Compartilhe:


Que delícia é olhar para o nosso filho e ver o quanto o amamos, não é? Mais gostoso ainda é poder dizer isso para ele, mas quando você vai fazer isso sua voz sempre sai de um jeito engraçado. Estranho? Não! “Quando olhamos para um bebê ou uma criança pequena é quase imediato que o nosso comportamento fique infantilizado, mudamos a entonação da voz e certas vezes até agimos como bobos”, comenta Aline Bellino, psicóloga e autora do livro Letras e Fonemas, filha de Idamar e Álvaro.

Segundo a especialista, quando a gente conversa com o bebê a área do cérebro responsável pelo sentimento de recompensa começa um processo neuroquímico que resulta em comportamentos que produzam uma sensação de acolhimento. “Isso nos incentiva a interagir com a criança das formas mais inusitadas”.

Além disso, segundo a Karina Weinmann, neurologista pediátrica e filha de Jacira e Hugo, nosso comportamento é para chamar a atenção da criança. “Quanto mais careta e alteração na voz você tiver, mas seu filho presta atenção. A gente tende a repetir esse comportamento”, explica. Mas é importante mudar o tom de voz em cada situação. Se você estiver feliz, pode usar um tom mais agudo e fazer brincadeiras, agora na hora da bronca é bom engrossar a voz e ser firme e faz cara de bravo, mesmo com um bebê. Ele vai perceber essas mudanças.

Só até os 2 anos

Nada de continuar infantilizando a voz após os dois anos do seu filho. “A gente recomenda que seja até os 18 meses, se não infantiliza a criança”, recomenda Karina. Depois desse período você já pode começar a falar com uma intonação normal com a criança.

Durante o aprendizado da fala, corrija quando ele disser alguma coisa errada. Como a criança é fofa, a gente tende a achar engraçado e algumas vezes incentivar que ela diga de maneira errada de novo. Não faça isso! Fale para o seu filho a maneira certa de pronunciar aquela palavra. A gente sabe que é difícil, porque sempre será seu bebê. Mas ele precisa crescer.

Leia também:

Você sabe quando e por que os bebês começam a sorrir?

Entenda as fases do sorriso do bebê e seu desenvolvimento da fase

Bebê ri quando a mãe come batatinha


Palavras-chave
Bebê Família Criança Papel da Mãe Papel do Pai

Leia também

Família

Filha de Madonna aparece em foto extremamente rara ao lado do pai

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Família

Madonna revela regras de convivência que impõe para os seis filhos na casa

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Thais Fersoza mostra como seu corpo ficou após duas gestações: “Essa é a realidade”

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar