Bebês

Pega correta: aprenda a amamentar sem dor e mais 6 posições confortáveis

Getty Images

Publicado em 05/08/2023, às 05h00 - Atualizado em 25/09/2023, às 09h15 por Jennifer Detlinger


Compartilhe:


A amamentação é um dos momentos mais importantes para a mãe e o bebê. Além de possibilitar uma construção maior do laço materno, é um ato responsável por fortalecer o sistema imunológico do bebê e também melhorar a saúde da mulher.

Mas para que esse momento seja tranquilo, é essencial que você esteja preparada psicológica e fisicamente para dar o leite ao seu bebê. No começo da amamentação, é normal sentir dor na hora da descida do leite. Afinal, você nunca havia feito isso. Uma das maiores dificuldades é encontrar a pega correta. Muitas mães sentem dor até conseguirem encontrar a posição mais adequada para o bebê. Antes de qualquer coisa, é importante reforçar que a amamentação não deve ser um processo doloroso. 

Acertar a pega da amamentação para que esse processo aconteça sem dor não é algo instintivo. É preciso informação e, muitas vezes, ajuda profissional. E isso não te faz menos mãe – muito pelo contrário! Educar é o primeiro passo para que as coisas realmente funcionem.

Como é a pega correta para amamentar

A pega correta deve ser sempre na aréola, e não no bico do seio. A parte de cima da aréola tem que ficar mais visível do que a de baixo, os lábios do bebê devem estar em formato de peixinho e, quando ele suga, o seio da mãe vai para dentro da boca dele.

A pega correta deve ser sempre na aréola, e não no bico do seio (Foto: Getty Images)

 A boca do bebê deve ficar bem aberta e encaixada na aréola, com os lábios para fora. Assim, ele conseguirá sugar o leite e você não sentirá dor. Para saber se está tudo certo, é simples: você não vai ter dor e vai sentir a sensação de esvaziamento do peito. Além disso, se seu bebê estiver fazendo xixi em grande quantidade e cocô regularmente, quer dizer que tudo está fluindo bem. Confira algumas dicas para que seu bebê faça a pega correta:

Para que o momento da amamentação seja tranquilo, é essencial que você esteja preparada psicológica e fisicamente para dar o leite ao seu bebê (Foto: Getty Images)

Além disso, a posição correta evita futuros desconfortos para ambos os lados. Separamos seis posições para te ajudar nessa hora superimportante:

O conforto faz toda a diferença

“A mãe também precisa estar em uma posição confortável para que não tenha câimbra no braço de 10 em 10 minutos, por exemplo”, explica Corintio Mariani Neto, ginecologista e obstetra, presidente da Comissão Nacional de Aleitamento Materno da Febrasgo e diretor técnico do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, pai de Adriana, Renata e Cassio e avô de Pedro Henrique, Alexandre e Felipe. Seja na poltrona, na cama, ou até mesmo em pé, antes de iniciar a amamentação, verifique o conforto e uma maneira que seu corpo não canse de ficar segurando o bebê.

Para te ajudar a evitar futuros desconfortos, separamos seis posições indicadas para a hora da amamentação:

1. Barriga com barriga

Aqui, a mãe permanece sentada e segura o bebê de frente para ela, com uma barriga colada na outra. Para que esse momento seja mais confortável, use uma almofada de amamentação e coloque-a em cima da sua perna para dar mais sustentação ao corpo do bebê.

Colar barriga com barriga e utilizar o braço contrário do seio em que ele está mamando para segurá-lo (Foto: Divulgação)

2. Transversal

Nesta posição, a mãe segura o bebê com o braço do mesmo lado do corpo em que vai amamentar o filho. Ele serve de apoio para a criança ficar firme apoiada no peito e barriga da mãe. A almofada de amamentação vai ajudar a dar suporte.

Em posição transversal, segurando-o com o mesmo braço do seio que está amamentando (Foto: Divulgação)

3. Sentada

Na cama, no sofá ou em uma poltrona, fique sentada e utilize a almofada de amamentação para dar suporte e posicionar o bebê na altura do seio. O corpo dele fica apoiado no seu braço que fica do mesmo lado do seio que está amamentando seu filho.

Sentada, segurando o bebê por baixo do seu braço do mesmo seio que está amamentando (Foto: Divulgação)

4. Cavalinho

Sentada em uma cadeira ou poltrona de amamentação, posicione seu filho sentado de frente para você. Use sua perna como apoio e deixe-o na posição de “cavalinho”, abraçando o corpo do bebê com a um braço e segurando a cabeça dele com a mão.

Na posição “cavalinho”, de frente para o peito (Foto: Divulgação)

5. Deitada

Melhor amiga da mãe que amamenta durante à noite, a posição deitada é uma das mais confortáveis. Segure seu filho com um braço e o outro, que está apoiado na cama, deixe para cima para que o seio fique livre.

Deitados, com a cabeça do bebê levemente elevada. Vale lembrar que você só deve amamentar deitada se estiver bem acordada (Foto: Divulgação)

6. Gêmeos

Se for o caso de gêmeos, use qualquer posição citada se for amamentar ao mesmo tempo (Foto: Getty Images)

Fique por dentro do conteúdo do Youtube da Pais&Filhos:


Palavras-chave
Família pfnoinsta Criança Gravidez Amamentação pega correta como amamentar como amamentar bebê com refluxo como amamentar com bico invertido como amamentar de forma correta como amamentar recém nascido como amamentar sem dor como amamentar sentada como amamentar um bebê recém-nascido melhor jeito para amamentar pega correta da amamentação pega correta da mama

Leia também

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Ana Hickmann leva filho para assistir corrida de Edu Guedes e expressão dele rouba a cena