Bebês

Mitos e verdades sobre a pele do recém-nascido

Getty Images

Publicado em 09/11/2021, às 06h54 por Sandra Lacerda


Compartilhe:


Antes mesmo da chegada do bebê em casa, muitas coisas mudam na rotina daqueles que estão esperando. Nos primeiros meses de vida do bebê, podem surgir ainda mais dúvidas sobre os cuidados a serem realizados. Separamos alguns mitos e verdades sobre a pele do recém-nascido e alguns produtos que podem te ajudar na missão de deixá-la sempre limpa e saudável.

Os pais precisam estar preparados para cuidar bem da pele do bebê (Foto: Getty Images)

Não pode sair com o bebê de casa até os 6 meses

Mito! Dar uma volta faz bem ao bebê e também à sua pele. O ideal é não sair de casa nos primeiros 7 dias, mas depois disso, a saída está liberada, com muita atenção, claro. É importante evitar levar o seu bebê a lugares com muitas pessoas e ambientes fechados.

Bebês sentem muito mais frio que os adultos

Mito! Quando o frio chega, a preocupação dos pais em relação a como o filho reagirá a essa nova temperatura só aumenta. Na prática, os bebês não sentem tanto mais frio assim como se costuma pensar. Uma peça de roupa extra basta para a proteção do bebê.

Os bebês sentem mais frio que os adultos mas não é tanto assim. Um agasalho extra já é suficiente! (Foto: Getty Images)

Recém-nascido não pode usar lenços umedecidos

Mito! A recomendação é limpar o bebê a cada troca de fralda apenas com algodão e água morna, mas não tem problema usar lenço umedecido de vez em quando durante as saídas com o neném. O importante é que o produto seja feito com ingredientes suaves e fórmula específica para bebês.

O primeiro banho do bebê não deve ser dado logo que ele nasce

Verdade! O banho precoce do recém-nascido não faz bem para a pele dele. Inclusive, adiar a hora do banho aumenta os índices de sucesso da amamentação, isso porque promove o contato pele a pele entre a mãe e o bebê no primeiro dia, além de trazer relaxamento para ele.  O banho feito antes das 24 horas após o nascimento também pode aumentar o risco de hipotermia e desconforto respiratório do bebê.

Bebês devem tomar banho todos os dias

Mito! Dar banho todos os dias no bebê não é uma obrigação. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o banho deve ser diário, mas também pode ser espaçado (de 3 a 4 dias) desde que seja feita a higiene das dobrinhas, coto umbilical e área de fraldas.

Se você optar por não dar o banho completo no seu filho todos os dias, é de extrema importância que pelo menos o rosto, as partes íntimas e as mãos sejam cuidadosamente limpos da forma correta diariamente.

É preciso passar pomada para assaduras no bebê a cada troca de fralda

Mito! A pomada de prevenção de assadura é usada porque inibe o contato direto das fezes e a urina com a pele bebê, evitando um ataque de bactérias. Entretanto, o mais indicado mesmo é limpar a pele com algodão e água morna, assim que o bebê fizer suas necessidades, e trocar a fralda.

Não é necessário passar pomada para assaduras no bebê a cada troca de fralda (Foto: Getty Images)

Só devemos usar produtos formulados especificamente para a pele do recém-nascido

Verdade! As fórmulas desenvolvidas especificamente para bebês são feitas levando em conta todas as características da pele deles, que é muito diferente e bem mais sensível do que a dos adultos. Para manter a pele do seu bebê sempre bem cuidada, é importante usar produtos de qualidade. A Granado tem uma linha especial, formulada com óleos vegetais e vitamina E que protegem e nutrem a pele do seu bebê.

O sabonete líquido de Glicerina, feito com o pH adequado para o bebê, deixa a pele macia, perfumada e limpa, com uma textura suave e adequada para a delicadeza da pele do recém-nascido.

O sabonete Líquido Bebê Tradicional, feito a partir da glicerina vegetal e com pH da pele do bebê, é livre de parabenos, ingredientes de origem animal e dermatologicamente testado  (Foto: Divulgação)

Os óleos são livres de conservantes, corantes, óleo mineral e ingredientes de origem animal. Além de nutrir a pele, você pode fazer massagens no seu bebê, promovendo relaxamento, transmitindo muito carinho e cuidado!

A Granado tem uma linha de óleos suaves, hipoalergênicos e 100% vegetais (Foto: Divulgação)

Um bom momento para passar o óleo é nos primeiros cinco minutos após o banho, enquanto a pele ainda está úmida e mais suscetível a absorver o produto. Isso facilita a entrada dos seus ativos e potencializa a proteção contra a perda de água do corpo para o ambiente.

É superimportante manter a pele do seu bebê sempre bem hidratada desde o nascimento com produtos específicos e que não agridam a pele delicada. Após o banho, você pode usar a Loção Hidratante Dermocalmante da Granado, que hidrata profundamente e restaura a barreira protetora do bebê.

A Loção Hidratante Dermocalmante da Granado é formulada com ceramidas, alantoína, proteínas do trigo, da aveia e amêndoa doce, manteiga de karité e óleo de girassol (Foto: Divulgação)

Como não agride a pele delicada do seu filho, ela pode ser usada desde o nascimento e todos os dias. Já que esse tipo de creme pode ser usado sempre, crie o hábito de hidratar cuidadosamente o rosto e o corpo do bebê. Usar o hidratante após a saída da água é uma forma de garantir que a pele do seu bebê não resseque e esteja sempre saudável.


Palavras-chave
Bebê Pele cuidados com a pele granado cuidados com a pele do bebê

Leia também

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

Família

Família é encontrada abraçada e sem vida sob escombros no Rio Grande do Sul

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Filhos de Madonna: cantora foi acusada de racismo e sofreu polêmica com adoção

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?