Bebês

Gêmeos de 9 meses são abandonados em linha de trem nos EUA

Reprodução/ CNN

Publicado em 05/07/2019, às 09h06 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Dois bebês gêmeos de 9 meses foram encontrados abandonados em uma linha de trem em Worcester, Massachusetts nos Estados Unidos. Os meninos foram achados na última quarta-feira, 03 de julho, em um carrinho e sem nenhum machucado aparente.

De acordo com a polícia, os bebês foram descobertos por funcionários da ferrovia, informou a polícia de Worcester em um comunicado à imprensa. As autoridades responderam o chamado depois da meia noite de quarta-feira e os bebês “pareciam ilesos”.

Os investigadores também revelaram que as crianças foram identificadas e estão sob os cuidados do Departamento de Crianças e Famílias de Massachusetts, que está ajudando na investigação.

Em caso de abandono de um dos pais, a indenização é um direito?

As leis da guarda compartilhada garantem o bem-estar da criança e as responsabilidades de ambos os pais.

Há diversas formas de se chegar a um acordo com relação à guarda, e uma delas é a guarda compartilhada. Mas, calma, isso não significa que seu filho vai dormir um dia na sua casa e outro na do seu parceiro/parceira. Guarda compartilhada significa que os pais tomam as decisões juntos, que ambos são responsáveis pelo filho. Tudo com relação à ele tem que ser de comum acordo, mas se um dos pais descumpre o combinado, o outro pode ter o direito de pedir uma indenização.

Para entender melhor como funciona, conversamos com a Renata Mangueira de Souza, advogada em direito de família e mãe do Rodrigo. Antes, a guarda era somente unilateral, ou seja, só um dos pais era responsável pela criança, normalmente a mãe. “Hoje em dia, as leis e a sociedade evoluíram e a guarda passa a ser compartilhada, exceto se um dos pais se recusa a cuidar do filho”.

E existem várias maneiras de descumprir esse acordo, como o abandono afetivo, ou seja, quando um dos pais deixa de cuidar moralmente, fisicamente, afetivamente, resultando em dano moral à criança. Levando isso em consideração, a indenização se tornou importante e um direito.Renata aponta uma nova possibilidade: e se um dos pais descumprir ou desrespeitar o acordo com a guarda compartilhada do filho menor no que diz respeito a direitos e obrigações, há o dever de reparar o dano causado ao outro responsável?

Quando o acordo é quebrado sobrecarrega o outro, gerando um abalo que vai muito além de um transtorno ou mero aborrecimento que gera o dever de reparar. Então sim! Há o dever.No ano de 2012, por exemplo, em uma decisão inédita, o STJ condenou um pai a pagar R$ 200 mil por abandono afetivo. “Amar é facultativo, cuidar é dever”, sentenciou a Ministra Nancy Andrighi ao garantir a indenização.

O importante é: acordo feito por escrito e homologado pelo juiz. Se for possível, sem nenhuma disputa jurídica porque isso só traz coisas negativas para o desenvolvimento do filho. E, claro, priorizar o bem-estar dele que fica perdido, chateado e que precisa saber que continua sendo muito amado e que não será abandonado.

Leia também: 

Juiz autoriza procedimento em bebê de três semanas contra a vontade da mãe e caso repercute

Mãe recebe bilhete bem diferente de vizinha após choro do filho

Boninho faz raríssima aparição com a filha que teve com Narcisa Tamborindeguy


Palavras-chave
Bebê

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer