Bebês

Esposa de Zé Vaqueiro fala sobre estado de saúde do filho na UTI: “Verdadeiro milagre”

Esposa de Zé Vaqueiro fala sobre estado de saúde do filho - Reprodução/ Instagram
Reprodução/ Instagram

Publicado em 21/09/2023, às 14h23 por Beatriz Rodriguez, filha de Rogeria e Walter


Nesta quinta-feira, dia 21 de setembro, a esposa de Zé Vaqueiro, Ingra Soares usou as suas redes sociais para atualizar o estado de saúde de seu filho, Arthur, que segue internado no hospital. Em uma postagem realizada nos Stories do Instagram, ela falou sobre o processo de recuperação do bebê.

Arthur nasceu com a Síndrome de Patau, que tem como decorrência a má-formação congênita, por conta disso, ele foi encaminhado para a UTI desde o seu nascimento. Zé Vaqueiro e Ingra também são pais de um menino, Daniel Martim, de 3 anos, e a empresária é mãe de Nicole, de 13 anos.

 Zé Vaqueiro
Esposa de Zé Vaqueiro fala sobre estado de saúde do filho (Foto: Reprodução/ Instagram)

“Tão feliz e grata! Nosso Arthur é um verdadeiro milagre. Uma oração de uma mãe chega aos céus, creiam e acreditem. O meu Deus é fiel. Já já o nosso Arthur está em casa… Correndo pela casa e brincando com os irmãos. Eu creio”, disse a mãe na legenda da publicação no Instagram.

Síndrome de Patau

Segundo o portal da Rede D’or São Luiz, a Síndrome de Patau é caracterizada por ser uma má-formação genética no sistema nervoso, que apesar de ser mais comum em bebês do sexo feminino, podem afetar também bebês do sexo masculino como no caso do filho de Zé Vaqueiro.  A doença genética rara acontece em 1 em cada 5.000 recém-nascidos, apesar de ser uma doença pouco conhecida, mas de grande repercussão para a gestação.

Causas

A Síndrome de Patu está relacionada com um a falha genética localizada na trissomia do cromossomo 13, por conta disso ocorrem más-formações que são identificadas ainda quando bebê e também é possível descobrir sobre a doença nos exames pré-natais.

Mulher grávida
É possível descobrir a doença ainda na gravidez  (Foto: Reprodução/Freepik)

Sintomas

“As características comuns são defeitos no coração, problemas cerebrais podendo causar alteração no desenvolvimento mental, dedos extras nos pés e nas mãos, malformação nos rins,  alterações do tubo neura a fenda palatina, baixo peso ao nascer e crescimento lento e também problemas respiratórios.”, explicou a Dra. Veridiana Salutti, associada da AMCR, que ressaltou o fato da síndrome  é uma condição genética que pode variar  de feto para feto.

Existe cura?

“A Síndrome de Patau é uma doença genética, não é dada dos pais, ela é aleatória, ela pode acontecer, mas não tem cura”, informou a Dra. Veridiana. Ela também explicou que algumas das más-formações podem ser resolvidas com cirurgias.

Apesar disso é necessário que exista um acompanhamento médico multidisciplinar ao longo da vida. O tratamento para a doença tem como objetivo aliviar os sintomas que podem variar de acordo com os casos, afirma o portal da Rede D’or São Luiz. A maioria dos pacientes, não passam das primeiras semanas de vida, em outros casos não passa do 10 anos.

Enfermeira tirando sangue de uma jovem

Com a coleta de sangue da mãe é possível descobrir se o bebê possui a síndrome  (Foto: Freepik)

É possível detectar a doença ainda na gravidez?

Sim, é possível com o exame genético não invasivo, chamado de NIPT (sigla em inglês para teste pré-natal não invasivo), é possível descobrir além do sexo, e o risco de doenças cromossômicas: “O NIPT serve para avaliar possíveis alterações cromossômicas do feto, como a síndromede Down, síndromede Edwards, síndromedePatau  e as alterações dos cromossomos sexuais: síndromede Turner, síndromede Klinefelter”, explicou a Dra. Cristiane Cadore Hagemann.

“A utilização de modernos testes genéticos têm contribuído muito para melhorar ainda mais o acompanhamento pré-natal. A tendência é que cada vez mais surjam testes não invasivos ainda mais seguros que possibilitem a detecção de doenças genéticas, apoiando pais e mães”, explicou da médica, que afirmou que diagnósticos falsos-negativos são muito baixos.

Segurando tubo de ensaio
O resultado do exame de sangue pode detectar a doença ainda na gestação (Foto: Freepik)

Como prevenir?

Segundo a Dra. Veridiana Salutti, apenas é possível se prevenir se dentro da família já existem casos da doença, mas por ser uma doença que pode afetar de maneira aleatória (um bebê sim e o outro não), a melhor prevenção é a fertilização in vitro.

“O casal pode tentar uma fertilização in vitro e aí a pesquisa genética pré-implantacional pode diagnosticar se esse feto tem alguma alteração no seu cromossomo. De outra maneira, infelizmente, não é possível prevenir as doenças do cromossomo.”, explicou ela.


Mais lidas

O filho de Bárbara estava chorando muito por causa das cólicas (Foto: Reprodução /

Família

Mãe recebe bilhete bem diferente de vizinha após choro do filho

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Giselle Prattes também é atriz - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos

Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício conta projeto profissional: "Sai do meu bolso" - (Foto: Reprodução/Instagram)

Ele cresceu! 🥰

Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"

Junno é o namorado de Xuxa Meneghel - Reprodução / Instagram @junnoandrade

Família

Namorado da Xuxa descobre que tem filho de quase 40 anos após teste de DNA 

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Filhos de Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert já tem data para estreiar em nova carreira

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Compartilhe:

FacebookTwitterWhatsApp