Publicado em 01/03/2020, às 11h06 por Camila Montino, filha de Erinaide e José
O Banco de Leite Humano (BLH) é um serviço de saúde que promove a lactação, além de processar o leite humano. Ele surgiu a partir da necessidade de mulheres, que por algum motivo, não conseguiam amamentar. Chamamos de leite cru ou leite materno ordenhado, o que somente pode ser oferecido ao próprio filho; e leite pasteurizado é exposto a uma temperatura inferior ao seu ponto de ebulição e em seguida exposto a um resfriamento súbito, a fim de eliminar microrganismos nocivos. Desta maneira, o leite pasteurizado pode ser oferecido aos bebês que o necessitam, em geral prematuros, internados em unidades neonatais.
É importante deixar claro que quando a mulher tiver dificuldades para amamentar, pode recorrer ao banco de leite mais próximo para receber auxílio tanto pelo leite empedrado, retorno ao trabalho, etc. As mães com produção acima da demanda do filho podem procurar o BLH para doação, pois é muito importante uma vez provado cientificamente que o melhor leite para um recém-nascido prematuro doente é o materno, seguido pelo leite de BLH, contribuindo para a redução da mortalidade infantil.
Todo mês um tema diferente sobre o universo da amamentação com depoimentos de leitoras e a declaração da nossa especialista:
“Em 2017 precisei de doação para minha filha Lorena, que nasceu prematura. Infelizmente ela não resistiu. Um ano depois Rafael nasceu e eu fui abençoada com leite em abundância. Pude doar e foi um misto de gratidão.” KARINA BIALLI, mãe de Lorena e Rafael
“Tive uma gravidez muito turbulenta de trigêmeas. Elas nasceram no sexto mês de gestação e ficaram na UTI. Nesse tempo precisei de doação de leite materno e ele fez toda a diferença pra gente. Hoje elas têm 7 anos e são saudáveis.”
CRISTIANY CUNHA, mãe de Jamilly Maria, Nicolly Maria e Mickaelly Maria
“Eu pude doar até meu filho completar 7 meses. A sensação de amamentar por si só é encantadora. Saber que eu ainda pude ajudar mulheres e, principalmente, bebês, tornou mais prazeroso ainda esse momento!”
CAMILA OIKO, mãe de Arthur.
Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!
Família
Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Fenômeno raro 'chuva negra' atingirá região do Brasil após frente fria
Família
Sthefany Brito mostra rosto do segundo filho pela 1ª vez: "Pacotinho de amor"
Família
Beiçola de 'A Grande Família' é recusado em Retiro dos Artistas após despejo: "Não há vagas"
Família
João Guilherme fala sobre o nascimento do terceiro filho de Virginia Fonseca: "Fofura"