Bebês

Dermatite atópica: como tratar e prevenir a doença em bebês e crianças

Os pais precisam ficar atentos à pele do bebê - Getty Images
Getty Images
Mustela

Publicado em 22/10/2021, às 10h33 por Sandra Lacerda, filha de Sandra e José Leonardo


A pele de bebês e crianças é frágil e supersensível. Por isso, é imprescindível cuidar bem dela e ficar atento a qualquer sinal de irritação. Desenvolvida normalmente na infância, a dermatite atópica é uma doença caracterizada por uma erupção avermelhada, que deixa a pele seca, inflamada e provoca muita coceira.

Os pais precisam ficar atentos à pele do bebê (Foto: Getty Images)

As causas da dermatite atópica podem estar relacionadas à herança genética, alterações estruturais e funcionais da pele e do sistema imunológico, além de fatores ambientais e psicológicos. As crises são desencadeadas com o excesso de estresse e ansiedade, sudorese e inclusive agentes irritantes de produtos de limpeza, como sabonetes perfumados ou amaciantes de roupas.

As emoções podem influenciar na pele porque o sistema nervoso está diretamente conectado à ela. Se uma criança está passando por um período conflitivo, que gera muitas preocupações, tristeza e ansiedades, uma nova crise de dermatite atópica pode ser desencadeada pelas emoções.

Além da coceira, é perceptível o aumento da irritabilidade nas crianças que desenvolvem essa condição. Aliás, os pais devem não só controlar a coceira com produtos eficazes, mas também evitar passar mais ansiedade para seus filhos, pois isso pode piorar o quadro de saúde. 

Como controlar os sintomas?

Mais do que buscar a cura, o importante é o controle da dermatite atópica. Algumas medidas simples ajudam no controle dos sintomas. “Banhos rápidos e mornos, não mais do que uma vez ao dia, e uso de cremes hidratantes neutros. Recomendo que evitem o uso de amaciantes nas roupas e usem sabão neutro na lavagem, como o de coco. Alguns cremes à base de imunossupressores podem ajudar muito, e são utilizados com segurança. Outros medicamentos antialérgicos por via oral também ajudam nas crises e até mesmo na prevenção”, indica o Dr. Cláudio Len, pediatra, médico do departamento Materno-Infantil do Hospital Albert Einstein, colunista da Pais&Filhos, pai de Silvia, Beatriz e Fernando.

Para aliviar a coceira e manter a pele do seu filho sempre bem cuidada, é imprescindível que você use produtos específicos e de qualidade. O Creme Emoliente Stelatopia da Mustela é perfeito para peles propensas ao ressecamento e à atopia.

O Creme Emoliente Stelatopia da Mustela
O Creme Emoliente Stelatopia da Mustela (Foto: Divulgação)

O creme pode ser usado desde o nascimento, tem textura leve, hidrata profundamente e acalma a pele da criança. É feito com 89% de ingredientes de origem natural, não tem fragrância e, assim como os outros produtos da linha Stelatopia, seu ingrediente principal é o Óleo Destilado de Girassol orgânico

Assim como o creme, o Bálsamo Emoliente Stelatopia tem 89% de ingredientes de origem natural e não possui fragrância. Ele é ótimo para quando a pele estiver extremamente seca ou em períodos de crise da dermatite atópica. Ele tem textura rica e cremosa para a hidratação imediata e duradoura da pele, além de aliviar a coceira. 

Bálsamo Emoliente Stelatopia da Mustela
Bálsamo Emoliente Stelatopia da Mustela (Foto: Divulgação)

“Apesar de possuir graus diferentes, que variam entre leve, moderado ou grave, a base de todo o tratamento da dermatite atópica é a hidratação, pois essa é a única forma de conter a perda de água pela pele”, explica a pediatra e dermatologista Dra. Ana Mósca, mãe de Marcelo e Fernando.

Gel Lavante Stelatopia de Mustela
Gel Lavante Stelatopia da Mustela (Foto: Divulgação)

O Gel Lavante Stelatopia limpa suavemente e deixa uma película protetora na pele, evitando o efeito de ressecamento do banho. Além disso, acalma a sensação de coceira e pode ser usado desde o nascimento. É feito com 98% de ingredientes de origem natural, sua fórmula é biodegradável e não tem fragrância.

Pijama Calmante Stelatopia da Mustela
Pijama Calmante Stelatopia da Mustela (Foto: Divulgação)

Os bebês com dermatite atópica também podem sentir grande desconforto na hora de dormir devido às irritações na pele e coceira. Para que seu filho não tenha a noite de sono interrompida, a Mustela desenvolveu um pijama especial que libera ingredientes ativos com efeito calmante sobre a pele.

O Pijama Calmante Stelatopia combina algodão e ingredientes 100% naturais microencapsulados. Quando em contato com a pele, promove uma ação hidratante e calmante, aliviando a coceira e o desconforto durante o sono e, consequentemente, diminui os despertares noturnos. O pijama está disponível em dois tamanhos: 6 a 12 meses e 12 a 24 meses. Para minimizar irritações na pele, a roupa tem as costuras e etiquetas para o lado de fora. O pijama foi testado e recomendado por pediatras e dermatologistas. 

É sempre importante que os pais entendam como funciona a dermatite atópica, saibam lidar e passem segurança para os seus filhos. Vale lembrar que ela é uma doença crônica, com ciclos de melhora e piora e, portanto, é essencial cuidar da forma correta para que a criança tenha uma vida saudável e, claro, sempre seguindo as orientações médicas.


Leia também

Imagem Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Mensagens e frases para o Dia das Mães

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Monatagem Endrick e Lara - Foto: Reprodução/ Instagram

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Rafa Kalimann - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Rafa Kalimann conta que perdeu bebê após abort0 espontâneo: "Essa dor não é normal"

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer