Bebês

Consciência cedo

Estudo aponta que bebês de 7 meses conseguem se colocar no lugar do outro

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Nova pesquisa descobre que os bebês de sete meses conseguem se colocar no seu lugar

Se você achava que seu filho não conseguia ver o mundo pelo ponto de vista de outra pessoa, esqueça: uma pesquisa publicada na revista Science revela que bebês de sete meses conseguem ver o mundo de uma outra perspectiva.

Anúncio

FECHAR

A nova pesquisa, da especialista em devenvolvimento psicológico Ágnes Kovács, da Faculdade Húngara de Ciências, aponta que os bebês criam empatia por outras pessoas e preveem a reação dos outros em determinadas situações. Esta descoberta ganhou o nome de teoria da mente.

Antes, os cientistas acreditavam que as crianças começavam a ver as situações de uma nova perspectiva apenas aos 4 anos de idade. Em estudos anteriores, as crianças nesta idade conseguiam compreender o que o outro esperava de um acontecimento e transmitir essas informações.

Para provar a teoria, alguns bebês assistiram a um vídeo, no qual uma bola ou completava o percurso ou "sumia" atrás de um retângulo. Em algumas cenas, um personagem participava do vídeo e via o destino final, enquanto em outras o personagem não conhecia a tragetória completa da bola.

Apesar dos bebês conhecerem o caminho que a bola fez, eles demonstraram mais interesse no final daquelas cenas em que o personagem não sabia o destino final da bola, indicando que os pequenos processaram o ponto de vista do personagem, e não apenas o deles mesmo.

Apesar dos resultados, os pesquisadores afirmam que a pesquisa ainda não está completa. A psicóloga Alison Gopnik, da Universidade da California, disse ao portal Nature que os cientistas terão que descobrir que as respostas do bebês não foram influenciadas por outros elementos, como o movimento da bola. Os pesquisadores terão que utilizar uma cena de controle, sem personagens, para entender o que influencia os pequenos com o tempo.

Se os dados iniciais forem confirmados com estudos futuros, a pesquisa indicará que bebês são sensíveis a informações sociais e ao que os outros veem. Mas isso não significa que eles têm a habilidade de compreender o ponto de vista dos outros como as crianças mais velhas.

Pais&Filhos TV