Publicado em 28/11/2022, às 14h05 - Atualizado em 29/11/2022, às 12h32 por Marina Teodoro, Editora de digital | Filha de Ana Paula e Gilberto
Uma bebê que nasceu na região rural do México surpreendeu os médicos ao apresentar um quadro raro de saúde. A recém-nascida, que não teve o nome revelado, nasceu com uma cauda na região próxima ao glúteo. A estrutura tinha aproximadamente 6 centímetros de comprimento. O caso foi reportado pelo Journal of Pediatric Surgery e, apesar de também não identificar o nome dos pais, a publicação afirma que a bebê nasceu saudável.
A recém-nascida não apresentou nenhum problema desde o controle pré-natal e também não tem histórico de radiação ou exposição à infecções durante a gestação. “Ela era filha de pais hispânicos não consanguíneos e saudáveis, com quase vinte anos. Ela tinha um irmão mais velho e saudável”, escreveu o jornal.
A criança nasceu por cesariana, com uma estrutura em forma de cauda logo acima da fenda interglútea. A estrutura tinha 5,7 centímetros, e era “macia, coberta de pele e pelos finos”. Além disso, “podia ser movida passivamente sem dor, mas não apresentava movimento espontâneo”.
Após uma série de exames mostrarem que a bebê estava saudável, os médicos decidiram retirar a cauda quando ela completou 2 meses de idade. A estrutura havia aumentado 0,8 centímetros nesse período, mas após a cirurgia, a criança recebeu alta, sem nenhuma complicação depois.
De acordo com o artigo, a cauda humana é uma protuberância dorsal na região lombar, que geralmente é diagnosticada após o nascimento. Apesar de alguns casos terem ficado conhecidos, inclusive com origem no Brasil, a presença de caudas em humanos é bastante rara.
Um estudo recente, publicado em 2020, que coletou relatos de casos em inglês, francês, japonês, italiano e alemão, foram contabilizados apenas 195 casos de caudas humanas identificadas até 2017.
A literatura médica aponta que essa anomalia congênita tem sido descrita com maior frequência no sexo masculino. Apesar de o caso recente relatar que a cauda da bebê mexicana tinha cerca de 6 centímetros, o comprimento da cauda pode chegar a 20 centímetros.
A retirada e reconstrução da estrutura costuma ser feita por um procedimento cirúrgico conhecido como plastia de Limberg, que além de acessível, é seguro e fácil quando não há anomalias relacionadas à cauda humana.
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Bebês
Virginia Fonseca mostra o rosto de José Leonardo pela 1ª vez em vídeo emocionante
Família
Filhas de Virginia Fonseca conhecem José Leonardo e reação encanta: "Foi tão fofo"
Família
Motivo da queda do avião da Voepass em Vinhedo é revelado
Família
Virginia Fonseca e Zé Felipe divulgam primeiras fotos de José Leonardo
Família
Assessor, amigo próximo e morador da mansão: conheça o padrinho do filho de Virginia Fonseca
Família
Virginia recebe críticas após fechar andar todo da maternidade: "Hospital não é hotel"
Família
Zé Felipe faz tatuagem com significado especial em homenagem ao nascimento de José Leonardo