Bebês

Brinquedo que criança põe na boca precisa limpar. Sempre!

Shutterstock

Publicado em 24/01/2017, às 18h56 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Se você navegou na internet nos últimos dias, deve ter visto a história do mordedor girafinha Sophie, uma marca bem conhecida pelo mundo todo! O brinquedo estava no auge das vendas. Dissemos “estava” porque, nas últimas semanas, a imagem da empresa foi manchada por algumas denúncias, no mínimo, desagradáveis.

Tudo começou com um post da norte-americana Dana Chianese, uma dentista especializada no atendimento de crianças. Em suas consultas, ela costumava recomendar aos seus pacientes o mordedor da girafinha para estimular o crescimento dos dentes dos pequenos, que inclusive era o mesmo mordedor dos dois filhos dela, menores de três anos. Até que, há um pouco mais de um mês, ela sentiu um cheiro estranho vindo do brinquedo e, desconfiada, resolveu abri-lo.

(Foto: Reprodução)

E foi uma verdadeira caixa de Pandora! “Eu decidi cortar a girafa ao meio por curiosidade e descobri um experimento científico completo acontecendo ali dentro”, contou Dana ao site norte-americano Goodhousekeeping.com. “Estava cheirando muito mal e fungos nojentos estavam vivendo no brinquedo preferido dos meus filhos!”.

Aí, ela resolveu postar as fotos do brinquedo e a polêmica se espalhou. Muitos pais fizeram o mesmo que ela e também encontraram fungos nos brinquedos dos filhos. Aí, ficou nas mãos do fabricante explicar melhor aquele absurdo. Segundo ele, “o brinquedo afirma nas instruções que é necessário limpar a superfície da girafa com um pano úmido sempre”. Ele lembra também que em hipótese alguma o brinquedo deve ser molhado ou afundado na água.

Esse é um assunto que deu o que falar e resolvemos esclarecer nossas dúvidas com o pediatra e nosso colunista Cláudio Len, pai de Fernando, Sílvia e Beatriz. “Um mordedor em que a criança põe a boca, é consequentemente molhado com saliva e, além disso, os pais não conseguem fazer uma higiene interna. Isso é motivo de alerta e o brinquedo pode ficar cheio de fungos!”, afirma o pediatra. E ele lembra também que não é só no caso dos mordedores. Assim como a girafinha Sophia, existem outros brinquedos em que as crianças colocam a boca, como patinhos de plástico durante o banho.

O problema dos fungos e do mofo podem ser consequência do sapinho na boca da criança, o que é muito comum, ou mesmo dos fungos que ficam no ar, como a Monília. Para evitar, o ideal é higienizar o mordedor sempre e descartá-lo depois de um tempo de uso. O Dr. Cláudio ainda acrescenta: “Para mim, um mordedor bom é aquele que não tem um espaço por dentro ou tem líquidos dentro para colocar na geladeira, ou seja, são fechados”.

Leia também: 

Mais de 3km de areia cobertos com brinquedos do tipo Kinder Ovo

A banheira do seu bebê está limpa de verdade?


Palavras-chave
Saúde

Leia também

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Jogador diz que foi amante de Viviane Araújo enquanto ela era casada com Belo: "A coitadinha"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Gravidez

"Fui demitida no dia que voltei da licença-maternidade depois de 5 minutos"

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar mostra ultrassom da filha pela primeira vez

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"