Bebês

Bombeiros conseguem orientar homem por telefone e salvam bebê após se afogar na piscina

reprodução / Getty Images

Publicado em 09/09/2019, às 08h47 por Cinthia Jardim


Compartilhe:


Criança permanece estável (Foto: reprodução / Getty Images)

Após se afogar na piscina de um sítio em Igarapé, região metropolitana de Belo Horizonte, um bebê de 1 ano e 5 meses foi salvo pelo Corpo de Bombeiros, no último domingo, 8 de setembro. Um homem, no qual o parentesco com a criança não foi informado, fez a ligação de emergência e seguiu os procedimentos indicados pelo subtenente Cícero, que atendeu o chamado.

Enquanto o homem realizava o processo de ressuscitação, uma viatura foi enviada ao local.  Durante o atendimento telefônico, os bombeiros relataram que foi possível ouvir o choro de alívio dos familiares quando o bebê voltou a respirar. A criança foi entubada e transportada até o UPA de Igarapé para os primeiros cuidados médicos.

(Foto: reprodução / Getty Images)

Segundo informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros ao veículo Estado de Minas, o bebê permaneceu estável durante todo o atendimento médico e foi transportado de helicóptero para o Hospital João XXIII. Ainda não se tem mais informações sobre o atual estado da criança.

Afogamento à seco e afogamento secundário:

Sintomas de afogamento seco (Foto: Getty Images)

Afogamento seco e afogamento secundário são expressões usadas ​para se referir às lesões por imersão, os sintomas que surgem após a submersão em água. Cada tipo de afogamento acontece de modo diferente, mas ambos são igualmente perigosos e podem causar deficiências respiratórias ou levar ao óbito. Normalmente o afogamento seco acontece logo após a saída da água enquanto o afogamento secundário pode acontecer em até 24 horas antes da pessoa começar a sentir os sintomas de agonia respiratória.

afogamento seco acontece quando uma pequena quantidade de água entra pelo nariz ou boca provocando espasmos nas vias aéreas e fechando-as, já o afogamento secundário ocorre quando um pouco de água entra nos pulmões e causa inflamação ou inchaço, dificultam e até mesmo impossibilitam que o corpo humano transfira o oxigênio para o dióxido de carbono e vice-versa.

Para prevenir os ferimentos de submersão e identificar quando seu filho enfrenta problemas para respirar após nadar é preciso observar os detalhes e ao identificar os sinais listados abaixo procure ajuda médica imediatamente.

Sintomas de afogamento seco (Foto: Getty Images)

Tosse: avalie se ela é persistente ou por causa do aumento do trabalho respiratório

Esforço para respirar: observe se a respiração é rápida e superficial, se as narinas estão dilatadas, e entre as costelas da criança ou na brecha acima da clavícula o trabalho respiratório é maior que o normal.

Sonolência: pode significar falta de oxigênio no sangue. Observe se a criança está cansada demais ou sonolenta após a saída da água e não a coloque na cama até que o médico autorize.

Esquecimento ou mudança de comportamento: observe se a criança se sente doente ou com tontura. Esses sintomas significam queda no nível de oxigênio.

Vômito: o vômito é um sinal de estresse do corpo como resultado da inflamação, da falta de oxigênio, da tosse persistente e dos engasgos.

Fique por dentro do conteúdo do YouTube da Pais&Filhos:

Leia mais:

Mulher grávida de oito meses tem atitude incrível e salva menino de afogamento

Menino morre uma semana após nadar em piscina por afogamento secundário

Sempre alerta: bebê de dois anos morre afogado ao cair em máquina de lavar


Palavras-chave
Bebê Família Notícias

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Família

Bebê morre após mãe cometer erro comum ao trocar a fralda da filha: “Foi um acidente”

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer