Bebês

Bebê pode ter estrias? Entenda quando o problema acontece

Getty Images

Publicado em 23/11/2021, às 09h54 por Sandra Lacerda


Compartilhe:


A pele do bebê é muito delicada e os cuidados devem ser redobrados para que não ocorra o aparecimento de estrias (Foto: Getty Images)

Nada melhor do que sentir o cheiro da pele de bebê! O toque sensível e delicado transmite muito amor entre pais e filhos. No entanto, para manter essa relação, é superimportante que a pele do bebê esteja saudável e capaz de protegê-lo durante o seu desenvolvimento. A pele possui três camadas com características e funções diferentes, mas que, juntas, contribuem para o bom desenvolvimento do corpo.

Embora seja raro acontecer em bebês, é possível que apareçam estrias na pele deles. Isso ocorre quando os bebês precisam ser tratados com altos níveis de corticoides, devido à dermatite atópica ou às assaduras, por exemplo.

Os corticoides são a versão sintética do hormônio cortisol, produzido pelas glândulas suprarrenais do corpo humano. Como medicamento, eles possuem diversas funções e podem ser usados em diferentes tratamentos e combate a doenças, pois tem ação anti-inflamatória, antirreumática e antialérgica. Após o uso do remédio, a pele do bebê afetada por irritações ou alergias costuma apresentar melhoras, mas de acordo com Cíntia Guedes, mãe de Helena, e dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, toda vez que a coceira, a vermelhidão e o desconforto voltam, muitos pais dão mais doses do medicamento e por mais tempo, o que pode provocar estrias na pele do bebê.

O que é estria?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, estria é uma atrofia tegumentar adquirida que surge quando as fibras elásticas e colágenas se rompem e formam cicatrizes.

As estrias aparecem quando as fibras elásticas e colágenas se rompem (Foto: Divulgação)

É na derme, camada intermediária, que são encontradas as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação, firmeza e elasticidade da pele. As estrias ocorrem quando a derme entra em processo inflamatório e as fibras se rompem, formando cicatrizes que, ao longo do tempo, atrofiam.

O que causa as estrias?

As estrias são comumente associadas ao estiramento intenso e rápido da pele e ao crescimento do corpo, mas também estão relacionadas à questão hormonal, com a aplicação em excesso dos corticoides. Uma pele desidratada é uma característica que deixa o bebê mais propício a desenvolver estrias. Geralmente, elas aparecem mais na região da barriga, nos braços, no bumbum e na coxa.

Sintomas

Para evitar que as estrias se tornem lesões marcantes na pele do bebê, os pais precisam ficar atentos aos primeiros sinais. Se identificadas logo no início, o tratamento será mais eficaz. As estrias iniciais são lineares e rosadas, suavemente elevadas e provocam muita coceira e ardência. É superimportante garantir que o seu filho não coce, porque isso pode destruir as fibras que dão firmeza à pele, favorecendo o surgimento ou agravamento das estrias. Já na fase tardia, elas são brancas com espessura e largura que podem variar de tamanho.

Como prevenir?

Não usar altos níveis de corticoides nos bebês é a solução. Os pais devem dar ao filho apenas a quantidade indicada pelo dermatologista ou pediatra para que o problema de irritações seja tratado, sem que corra o risco do aparecimento de estrias na pele do bebê.

Fique atento aos sintomas de estrias na pele do bebê e saiba como prevenir (Foto: Getty Images)

Manter a pele sempre muito bem hidratada também é uma boa forma de evitar que as estrias se formem. “Se a pele está mais hidratada, ela fica mais elástica e menos propícia ao aparecimento de estrias”, explica a dermatologista.

Deve-se aplicar o creme hidratante específico para a pele dos bebês todos os dias depois do banho, já que é estando úmida que a pele absorve melhor os produtos aplicados sobre ela. A Loção Hidratante Dermocalmante da Granado hidrata profundamente e restaura a barreira protetora do bebê. Nas peles sensíveis, ela pode aliviar coceiras e vermelhidão.

A Loção Hidratante Dermocalmante da Granado é formulada com ceramidas, alantoína, proteínas do trigo, da aveia e amêndoa doce, manteiga de karité e óleo de girassol (Foto: Divulgação)

Como não agride a pele delicada do seu filho, ela pode ser usada desde o nascimento e todos os dias. Então, crie o hábito de hidratar cuidadosamente o corpo do bebê e dê mais atenção para as partes em que o aparecimento de estrias é mais comum.

Os óleos, principalmente os ricos em vitamina E, também são importantes para a saúde do bebê. A Granado tem uma linha especial de produtos suaves e específicos para a pele, formulada com óleos vegetais que protegem e nutrem a pele do bebê.

A Granado tem uma linha de óleos suaves, hipoalergênicos e 100% vegetais (Foto: Divulgação)

Ao passar o olho, faça massagens nas partes onde as estrias geralmente surgem. Além de prevenir o aparecimento dessas cicatrizes, você promove relaxamento e tranquilidade ao seu bebê e transmite muito carinho e cuidado através do toque.


Palavras-chave
Saúde Pele estrias granado cuidados com a pele do bebê pele do bebê

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Bebê morre após mãe cometer erro comum ao trocar a fralda da filha: “Foi um acidente”