Publicado em 10/10/2021, às 15h23 - Atualizado em 06/01/2023, às 13h53 por Redação Pais&Filhos
Por que os bebês têm assadura? A resposta é bem simples: a pele da região genital e das nádegas dos bebês é muito delicada, e costuma ficar aquecida e úmida pelo uso das fraldas. Com isto, o contato com a urina ou mesmo o atrito causam irritação e vermelhidão. As assaduras ocorrem mesmo em bebês bem higienizados, ou seja, podem vir e ir meio que “do nada”.
Em alguns bebês, as assaduras podem estar associadas a infecções por fungos, como a monília ou cândida. Este tipo de assadura é mais comum nos dias mais quentes e abafados, ou depois do uso de antibióticos. Nas assaduras comuns, a pele fica avermelhada de uma maneira homogênea; já na monilíase observam-se pequenas bolinhas vermelhas e brilhantes, que podem ter uma descamação na borda.
O seu pediatra de confiança certamente saberá identificar o tipo de assadura para que sejam tomadas as medidas de tratamento, que incluem cremes de proteção e pomadas antifúngicas. Pode haver alergia a algum tipo de fralda, mas isto não é comum. A higiene dos bebês deve ser feita com água corrente, algodão ou lenços umedecidos. Recomendo que os pais usem sabonetes neutros e pouco perfumados. A pele da região genital é delicada, portanto, deve-se evitar uma fricção muito forte, especialmente nos recém-nascidos com poucos dias de vida.
Os pais devem ficar atentos para assaduras muito fortes, nas quais a pele fica com aspecto de “carne viva”. Nestes casos, a higiene deve ser feita com água corrente, na pia mesmo. Para a secagem devem ser utilizadas fraldas ou toalhas bem macias, ou secadores de cabelos. A boa notícia é que as assaduras costumam ser bem transitórias e a grande maioria desaparece em poucos dias com cuidados simples da rotina.
Marina, mãe de Helena e Beatriz
Geralmente, não se consegue estabelecer uma relação entre a ingestão de um alimento e o aparecimento de assadura. Mas faz sentido imaginar que alimentos mais ácidos possam mudar o pH da urina e/ou fezes. Neste caso, evite temporalmente e reintroduza após 2 a 3 semanas para uma comprovação de causa e efeito.
Vanessa, mãe de Francisco
Em primeiro lugar, recomendo que os pais evitem o excesso de roupas e que não deixem as fraldas apertadas. Em segundo lugar, devem ser afastadas causas associadas, como fungos ou infecções. O pediatra é o melhor profissional para esta tarefa.
Regiane, mãe de Caíque
De um modo geral as fraldas descartáveis são de excelente qualidade. Com isto, as assaduras são bem pouco frequentes. De qualquer maneira, recomendo que você não friccione a pele e use algodão com água ou lenços umedecidos específicos, sempre com delicadeza. Nos casos de irritação, você deve usar cremes protetores de qualidade.
Notícias
Furacão Milton: Veja como ficou região da Flórida após passagem de tornado
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Criança
Dia da Mochila Maluca: 10 ideias divertidas e criativas para a Semana da Criança
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Criança
Dia do Cabelo Maluco: 12 ideias fáceis para fazer na Semana da Criança
Notícias
Atriz de Floribella fala pela 1ª vez após morte do filho de 6 anos em incêndio
Notícias
Virginia Fonseca mostra convite diferentão da festa 2 anos de Maria Flor