Publicado em 16/10/2023, às 14h40 - Atualizado às 15h09 por Beatriz Rodriguez, filha de Rogeria e Walter
Nesta segunda-feira, dia 16 de outubro, uma família denunciou os erros ocorridos em um procedimento realizado em um bebê, de 2 meses. A família afirma que os erros cometidos por uma profissional causou a morte do bebê. De acordo com a família, Emanuel Pitanga fez três lavagens nasais na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Marback, no bairro do Imbuí.
Ainda segundo a família, eles foram em busca de atendimento médico na UPA após o menino apresentar sintomas de gripe, no último domingo, dia 15 de outubro. Inicialmente, o menino foi atendido em Irará e recebeu a notícia que ele precisaria ficar internado para o seu tratamento.
A médica da unidade de saúde afirmou que os pais poderiam voltar com o menino para a cidade onde eles moram. Em Salvador, o menino passou por uma lavagem nasal para eliminar sua secreção de catarro. A família afirma que Emanuel se engasgou e sofreu duas paradas cardíacas.
“Ela [técnica de enfermagem] fez os procedimentos, ela mandou debruçar o bebê nos peitos da minha esposa. Minha esposa explicou que um pessoal falou que o procedimento era para frente, para que o soro passasse e saísse pelo outro lado, mas ela disse que o bebê tinha que engolir”, declarou o pai do menino, Vanderson Pitanga à TV Bahia.
O pai disse que a técnica de enfermagem que realizou os três procedimentos no menino e a esposa, Juliana Pitanga pediu autorização para amamentar o filho. A profissional teria dado autorização, desde que fosse com calma. Ele também contou que o filho engasgou e começou a ser reanimado pela equipe da unidade de saúde.
“Ele estava no meu colo e começou a sair secreção pela boca. Eu comecei a limpar, uma outra técnica, que ia fazer a quarta lavagem, viu e disse: ‘olhe, mãe, quando ele tiver se entalando com secreção, ponha ele de buço. Foi aí que ele começou a perder o ar, se sufocar. Eu falei que ele estava se entalando, ela levantou ele de vez e ele chorou”, relatou a mãe à emissora.
Em seguida, ela disse que a técnica deitou o menino e com o movimento ele se engasgou novamente. “Eu saí correndo pedindo para alguém socorrer meu filho”, disse a mãe. “O levaram para a sala vermelha, tentaram reanimar e me disseram que ele estava bem. Depois, uma outra médica, disse que ele seria transferido,” ela acrescentou.
O menino foi transferido para a ala pediátrica do Hospital Roberto Santos, porém acabou falecendo nesta madrugada. “Disseram para meu esposo que a causa da morte foi que ele broncoaspirou com o excesso da lavagem. Todas as seringas com soro que ela aplicou, ele engoliu. O certo era ela fazer com ele virado para a frente, para que o soro saísse na lateral”, contou a mãe que acredita que os erros levaram a morte do menino.
Quer receber as principais notícias da Pais&Filhos diretamente no seu WhatsApp? É muito fácil: basta clicar AQUI para seguir o canal. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo por lá, ok?
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Bebês
Claudia Raia mostra festa luxuosa do filho e aparência de Luca chama atenção: “Nasceu pra brilhar”
Notícias
Família de Sabrina Sato fala pela primeira vez sobre apresentadora ter perdido bebê
Família
Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Família
Marido de Ivete Sangalo diz que criou a escola que as filhas estudam por motivo curioso
Família
Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"