Bebês

Bebê de 3 meses morre enquanto dormia na cama dos pais e caso serve de alerta

Getty Images

Publicado em 22/08/2019, às 09h49 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h22 por Jéssica Anjos


Compartilhe:


Imagem ilustrativa (Foto: Getty Images)

Faleceu na Inglaterra, em Hull, um bebê de apenas 3 meses de idade após dormir na mesma cama que os pais. O caso aconteceu na última sexta-feira, 16 de agosto, e a mãe resolveu desabafar sobre a triste experiência em entrevista ao jornal local Hull Live.

A mulher contou que um dia antes, o filho tinha recebido um diagnóstico de infecção pulmonar e os médicos tinham comentado com os pais que ele iria se recuperar rapidamente. O casal colocou o bebê para dormir no berço ao lado deles, mas durante a noite acordaram e colocaram a criança na cama junto com eles. “Meu marido deu uma mamadeira para o nosso filho e colocou ele deitado ao nosso lado. Voltamos a dormir e quando acordei ele estava branco e sem respirar”, contou durante a entrevista.

A família chamou a ambulância e o bebê chegou a ser levado ao hospital, mas acabou não resistindo. Dr. Luiz Perez, foi o médico que examinou a criança, e disse que a causa da morte não foi infecção pulmonar e sim a Síndrome da Morte Súbita.

“Não dá para ter total certeza sobre o aconteceu. A gente sabe que dormir com o bebê na cama aumenta o risco de morte súbita. Porque a criança, nesta fase, tem dificuldade de controlar a temperatura do corpo e dormir na mesma cama dos pais pode aumentar o calor e isso levar a morte súbita”, explicou o especialista. Dr Luiz também disse que os pais precisam levar em conta o fato de que os bebês, quando estão na cama deles, acabam respirando o ar que eles expiraram e isso leva a menos oxigênio.

O que é Síndrome da Morte Súbita?

De acordo com o site do Dr Drauzio Varellaessa síndrome é definida como óbito inesperado de um bebê quando a autópsia não consegue encontrar a causa da morte. Ele explica que os cientistas não sabem responder se o falecimento ocorre durante o sono ou nos períodos de transição entre sono e vigília.

O que os estudiosos sabem é que o maior índice de ocorrência está entre os 2 e 4 meses de idade do bebê e também, que é mais comum entre os meninos. Outras dicas que servem de alerta é não colocar a criança para dormir de barriga para baixo, porque aumenta o risco. Por outro lado a ocorrência da morte súbita após os 6 meses de idade é rara.

Segundo Drauzio, no Brasil nós temos o costume de colocar as crianças para dormir de lado, uma posição que protege. Isso explica por que a incidência é mais baixa, chega a ser de 5 a cada 10 mil crianças.

Leia também:

Bebê sofre morte súbita enquanto dorme e mãe relata drama: “Não sei como vou continuar sem você”

Olha o perigo! Fumar na gravidez aumenta risco de bebê ter morte súbita

Saiba porque dormir com seu filho no sofá aumenta em 50 vezes o risco de morte súbita


Palavras-chave
Saúde Notícias

Leia também

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas