Bebês

Baba, baby

Quando o bebê começa a salivar mais é sinal de que os dentes estão para nascer

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 

Um dos muitos indícios que podem aparecer quando os primeiros dentes do bebê estão para nascer é o aumento da salivação e dificuldade para engolir. O motivo é que a dentição causa o amadurecimento das glândulas, aumentando assim a quantidade de baba.

Vale lembrar que o aumento da salivação não é uma coisa ruim. Pelo contrário: “A saliva é a primeira linha de defesa para os dentes, pois neutraliza os ácidos prejudiciais”, conta o cirurgião-dentista e odontopediatra da Universidade de São Paulo Pedro Augusto Benatti. “Essa manifestação pode acontecer antes mesmo dos 6 meses e termina depois que

Anúncio

FECHAR

os dentinhos nascem. Se acharem necessário, os pais podem colocar babador na criança e ter sempre um paninho do lado para secar a boca.”

A odontopediatra antroposófica Carmem Silva, filha de Léa e Oswaldo, explica que é importante amenizar o desconforto causado com a salivação. “Alimentos frios são especialmente indicados”, explica. “Possibilitam que a criança consiga engolir a saliva com mais facilidade, pois os alimentos gelados aliviam o desconforto da gengiva”, explica.

A|ém disso, o nascimento dos dentes causa dor e coceira nas crianças e, para não causar atrito entre um dente e outro, elas costumam ficar com a boca aberta, conta a odontopediatra.