Publicado em 10/03/2014, às 14h57 - Atualizado em 31/12/2020, às 05h37 por Redação Pais&Filhos
Ele é tão pequeno que ainda não sabe dizer quando está sentindo calor. Os sinais também são difíceis de perceber, principalmente se for um recém-nascido. Nos dias mais quentes, nós, adultos, nos sentimos desconfortáveis e irritados. As crianças também, mesmo que se manifestem de maneira diferente.
Segundo a pediatra Débora Passos, mãe de Rodrigo, Isabela e Gustavo, para aliviar o calor dos bebês, o principal é o uso de roupas adequadas. “O recém-nascido tem os pés e mãos mais frios, o que é normal. Os pais acabam agasalhando e achando que estarão mais protegidos, mas o correto é usar roupas mais leves ou apenas o body”, explica. A partir dos três meses, fica mais fácil perceber os sinais, como pelo suor da pele. Enquanto isso não acontece, também é aconselhável dar mais de um banho por dia.
Ar-condicionado x Ventilador
Se a temperatura for adequada, não tem problema usar ar-condicionado no ambiente onde está o bebê. Segundo a pediatra, o ideal seria uma estabilidade de 25º C, que o manteria fresquinho. “Até em UTI neonatal, usamos ar-condicionado. O importante é que o ambiente seja umidificado, mesmo que por uma bacia de água”, orienta.
Se você está pensando em colocar o ar-condicionado no quarto do seu filho, lembre-se de que o filtro deve estar sempre em condições adequadas. Além da manutenção do aparelho, é importante que a criança não saia do ambiente frio para o quente de uma hora para outra, para que não ocorra um choque térmico, que pode causar doenças respiratórias. “Isso pode causar uma alteração na mucosa respiratória, o que expõe o bebê à infecções bacterianas ou alergias, como rinite ou bronquite”, diz. Se tiver de sair do ambiente frio, aumente aos poucos a temperatura ou espere um pouco para sair do local.
Apesar de ser menos eficaz na hora de aliviar o calor, o ventilador também pode ser usado, desde que não seja direto em cima do bebê. “Ele não altera a temperatura do local e vai causar mais conforto”, esclarece a especialista. Além disso, é mais fácil de ser mantido, pois a sua limpeza é simples e não há risco de ocasionar um choque térmico.
Não se engane achando que o seu recém-nascido não sente calor. Ele sente – e muito. A temperatura normal do corpo deve ser de 36 a 36.5 ºC. Converse com o pediatra e procure a melhor solução para refrescar o ambiente, sempre ficando atenta ao caso de ocorrer febre. ”Algumas vezes, a febre pode se dar pelo excesso de roupa, o que seria um caso de hipertermia”, esclarece a pediatra.
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Gravidez
Paolla Oliveira fala sobre gravidez e decisão de filhos aos 41 anos: "É libertador"
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Sandra Annenberg rebate críticas ao apoiar sexualidade da filha com Ernesto Paglia
Família
Nova frente fria em meio a período intenso de calor já tem data para chegar
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"