Bebês

Alergias de pele no bebê: saiba quais cuidados ter e quatro produtos para evitar o problema

Getty Images

Publicado em 03/08/2021, às 13h27 - Atualizado às 14h49 por Cinthia Jardim


Compartilhe:


Uma coceirinha ali, outro incômodo aqui são suficientes para tirar qualquer pai ou mãe dos eixos. Justamente por ainda terem o sistema imunológico imaturo e a pele mais fina e sensível, os bebês possuem um risco maior de desenvolverem alergias cutâneas.

A maioria dos casos costuma acontecer ainda nos primeiros meses de vida, pois é o momento que o bebê faz contato com substâncias e ambientes diferentes. A atenção à saúde deve ser redobrada, mas a boa notícia é que dá para prevenir as alergias de pele com alguns cuidados simples.

Sinais de que o bebê pode estar com alergias de pele

As alergias no bebê costumam aparecer ainda nos primeiros meses de vida (Foto: Getty Images)

Alergias de pele mais comuns em bebês

Dermatite atópica: é uma doença crônica, que deixa a pele seca e inflamada, e tem como principal sintoma a coceira. Geralmente, costuma aparecer ainda nos primeiros anos de vida da criança, em maior frequência se os pais tiverem asma, rinite ou a própria doença. Fatores ambientais e também psicológicos podem desencadear a condição.

Dermatite de contato: também conhecida como eczema, é uma inflamação da pele causada pelo contato com uma substância irritativa ou alérgica. Apesar de ter quadros e gravidades diferentes, os sintomas mais comuns são as lesões vermelhas ou bolhas, acompanhadas por ardência e queimação.

Dermatite seborreica: essa inflamação costuma causar descamação e vermelhidão nas áreas do rosto, como sobrancelhas, cantos do nariz, orelhas e couro cabeludo. Nos recém-nascidos, a condição também é conhecida como crosta láctea e ela é inofensiva e temporária.

Brotoejas causadas pelo clima: apesar de serem mais comuns no verão, elas também podem aparecer no inverno pelo uso excessivo de roupas, causando a obstrução dos poros e impedindo a saída de suor. Os principais sintomas são pequenas bolhas, geralmente nas dobras do pescoço e rosto, causando coceira e queimação.

Dermatite de fralda: também conhecida como assadura, o problema pode causar bastante incômodo e até mesmo atrapalhar o sono do bebê. Na maioria das vezes, ocorre pelo contato do xixi e cocô retidos nas fraldas.

Como evitar o problema

A boa notícia é que dá para driblar as alergias de pele no bebê (Foto: Shutterstock)

A Granado se preocupa (e muito!) com a saúde da pele do bebê e desenvolve produtos com muito carinho para manter esse cuidado. Confira abaixo alguns itens que podem ajudar a prevenir as alergias de pele:

Talco em Gel

Pode ser usado por todo o corpo do bebê e ajuda a prevenir e aliviar coceiras, brotoejas e assaduras. O conforto é imediato e mantém a pele seca e protegida. Formulado com ceramidas, alantoína, D-pantenol, squalane, óxido de zinco e proteínas do trigo, da aveia e amêndoa doce, o produto foi desenvolvido especialmente para atender às necessidades de peles sensíveis, inclusive de recém-nascidos. O talco em gel da Granado é livre de parabenos, corantes, perfume, óleo mineral, silicones, álcool etílico e ingredientes de origem animal.

Talco em gel da Granado (Foto: Divulgação)

Sabonete Líquido Bebê

Formulado com glicerina vegetal, ele limpa com suavidade e deixa a pele do bebê ainda mais macia e perfumada. É muito importante que a família fique de olho na higiene, afinal, é uma das maneiras de evitar que bactérias possam agravar ainda mais problemas como as alergias. É especialmente desenvolvido para a pele delicada e é livre de parabenos e ingredientes de origem animal.

Sabonete líquido bebê da Granado (Foto: Divulgação)

Creme contra Assaduras

O creme contra assaduras dermocalmante da Granado repara a pele do bebê e traz alívio rápido e conforto imediato. Possui uma versão de 50g e também de 300g, oferecendo mais praticidade para a família. Além de ter toque seco, espalha superbem e é fácil de remover. É formulado com 40% óxido de zinco, oferecendo uma potente ação secativa. Também é enriquecido com D-pantenol, alantoína, óleo de amêndoa doce, proteínas do trigo, da aveia e amêndoa doce e vitamina E. Pediátrica e dermatologicamente testados. Sem perfume, corantes e parabenos e livre de ingredientes de origem animal.

Creme contra assaduras da Granado (Foto: Divulgação)

Loção Hidratante Dermocalmante Bebê

O hidratante é um item indispensável nos cuidados com a pele do bebê! Ele hidrata profundamente e restaura a barreira protetora. Vale lembrar ainda que, além de trazer a sensação imediata de maciez, ajuda a aliviar coceiras e vermelhidão. É indicado para recém-nascidos e atende às necessidades das peles mais sensíveis. É hipoalergênico, dermatologicamente testado e livre de parabenos, corantes, perfume, óleo mineral e ingredientes de origem animal.

Loção Hidratante Dermocalmante Bebê da Granado (Foto: Divulgação)

Palavras-chave
Bebê Família Saúde higiene do bebê

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais