Bebês

17 maneiras de melhorar as cólicas do seu bebê

Getty Image

Publicado em 06/07/2020, às 13h49 por Helena Leite


Compartilhe:


17 maneiras de melhorar as cólicas do seu bebê (Foto: Getty Image)

Quem diria que uma barriga tão pequena poderia ter tantos problemas? Os bebês e crianças pequenas costumam ter muitas dores e cólicas. Para te ajudar a manter seu filho confortável, aqui vão algumas dicas recomendadas por especialistas para acalmar as dores do seu bebê.

1. Faça uma massagem relaxante no bebê

O sistema digestivo do seu bebê ainda é muito imaturo, mas você pode ajudar a mudar as coisas. “A massagem infantil é uma maneira excepcional e natural de resolver o desconforto abdominal”, diz Anthony M. Loizides, MD, gastroenterologista pediátrico do Hospital Infantil de Montefiore, na cidade de Nova York. “Um protocolo de 15 minutos de massagem com pressão moderada – movendo a pele –  no rosto, abdômen e membros inferiores e superiores é bastante útil. A massagem é benéfica em bebês que, de forma geral, parecem saudáveis, estão crescendo e nos quais a massagem não é contra-indicada pelo pediatra “.

2. Fazer “bicicletinha”

Outra técnica que vale a pena tentar é fazer exercícios para as pernas do bebê. “As manobras que você pode fazer para ajudá-los a passar os gases incluem dobrar as pernas e levar os joelhos à barriga e movimentá-las como se estivesse pedalando em uma bicicleta”, diz Kim Alt, MD, pediatra da Rockford Pediatrics em Rockford, Michigan.

3. Encontre a medicação certa

Escolha uma medicação fácil de digerir para garantir que não perturbe a barriga do bebê. “Para bebês com barrigas gasosas, fezes duras ou pastosas ou problemas digestivos com o remédio, pode ser útil tentar uma fórmula que já tenha as proteínas do leite parcialmente quebradas, o que para alguns bebês pode facilitar a digestão”, sugere Amy Lynn Stockhausen, MD, professor associado de pediatria geral e medicina do adolescente na Faculdade de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Wisconsin. “Estes são frequentemente rotulados como ‘suaves’ e geralmente também contêm menos lactose do que as fórmulas regulares. Para alguns bebês, também pode ser útil procurar uma fórmula que contenha probióticos, pois algumas pesquisas recentes sugerem que os probióticos podem ser úteis para ajudar na digestão de bebês exigentes e geralmente são considerados seguros nesse contexto”.

4. Verifique sua trava

Se estiver amamentando, verifique se a trava está bem apertada para evitar a entrada de ar. “Entre em contato com um consultor de lactação para ajustar a trava e determinar se há um problema na língua”, recomenda Janice Montague, MD, diretora de pediatria do Good Samaritan Hospital, um membro da rede de saúde do Westchester Medical Center em Suffern, Nova York.

5. Verifique também o excesso de oferta

Tomar muito leite materno pode causar gases. “O excesso de oferta pode causar excesso de alimentação ou engolir ar, causando dores de barriga”, diz Montague. Certifique-se de esvaziar completamente um seio antes de mudar de lado, para que o bebê receba todo o leite necessário. Um consultor de lactação pode ajudá-lo a controlar seu suprimento.

6. Não alimente demais

Os bebês destravam quando terminam de amamentar, mas com uma mamadeira é mais difícil dizer. “O estômago do seu bebê é tão grande quanto o punho dele, então dê apenas pequenas quantidades de cada vez”, diz Montague. “Prefiro que um bebê coma uma pequena quantidade a cada duas horas do que grandes quantidades a cada quatro.” Se o bebê cuspir, Loizides diz que pode ser necessário esperar até a próxima sessão normal antes de alimentar mais.

7. Não distraia seu bebê durante a mamada

Manter o bebê focado pode ajudar a prevenir problemas de barriga, diz Loizides. “Evite interrupções, ruídos repentinos, luzes brilhantes e outras distrações e faça com que cada alimentação seja calma, silenciosa e descontraída”.

8. Arrotar em posições diferentes

Se uma posição de arroto não sair, tente outra. “Deitar o bebê de bruços nas pernas e dar tapinhas nas costas do bebê, segurando ele com a mão no peito logo abaixo do pescoço e inclinando o bebê para a frente enquanto está sentado, e abraçando-o com a cabeça por cima do ombro são algumas opções diferentes”, Dr. Alt diz.

9. Faça pausas

Fazer pausas frequentes de arrotos enquanto come pode ajudar na digestão. “Arrotar o bebê alimentado com mamadeira pelo menos a cada três a cinco minutos, ou depois de duas a três horas, retardará o engolir e reduzirá a quantidade de ar que ele absorve”, diz Loizides. “Se  estiver amamentando, arrote quando troca de seios”.

10. Tente um banho quente ou toalha

Um pouco de calor pode aliviar o estômago. “Uma toalha quente não é uma má ideia, ou um banho quente às vezes pode ajudar o bebê a relaxar e a mover os intestinos também”, diz Alt. “Apenas certifique-se de que não estejam muito quentes!” Além disso, mantenha seu bebê confortável, evitando fraldas e cós apertados, sugere o Dr. Loizides.

11. Mantenha seu bebê na posição vertical

Deixe a gravidade fazer a sua parte, alimentando em ângulo. “Evite alimentar-se enquanto o bebê estiver deitado”, diz Loizides. Se estiver amamentando, tente uma bola de futebol na vertical ou um apoio descontraído. Depois que seu bebê comer, não o deixe deitar imediatamente. “É melhor sentar o bebê na posição vertical por 20 a 30 minutos para garantir uma digestão adequada”, diz o Dr. Montague.

12. Preste atenção à sua dieta

Quando você está amamentando, seu bebê está recebendo o que come – e os laticínios são um culpado comum por problemas no estômago do bebê. “Frutas, vegetais verdes, especialmente brócolis e couve de Bruxelas, e alho também podem deixar o bebê desconfortável”, diz Alt. Mas não elimine alimentos saudáveis, a menos que tenha certeza de que são um problema.

13. Escolha a mamadeira certa

Segure a mamadeira para que o leite ou a fórmula encha completamente o mamilo para reduzir o excesso de ar. Além disso, “tente mudar para uma mamadeira que limita a quantidade de ar que o bebê recebe, como a mamadeira do Dr. Brown”, diz Alt.

14. Coloque-o algum tempo de barriga para baixo

Além de fortalecer os músculos da cabeça e pescoço do bebê, o frio na barriga pressiona o estômago. “O tempo de barriga tem muitos benefícios para os bebês e um deles ajuda a movimentar o gás”, diz Alt.

15. Alterne sólidos

Novos sólidos podem ser um choque para a barriga do seu bebê. “Alguns bebês ficam um pouco constipados”, diz Alt. “Se isso acontecer, evite cereais de arroz – experimente aveia – e bananas, pois elas podem constipar. Frutas em purê, especialmente ameixas, podem ajudar a manter as coisas em movimento”.

16. Adicione probióticos

As bactérias intestinais dos bebês ainda não se desenvolveram, o que poderia causar problemas de barriga. “Costumo adicionar um probiótico aprovado para crianças, especialmente em bebês amamentados – algumas fórmulas já contêm um probiótico ou probiótico”, diz Montague. “Estudos mostraram que ocasionalmente os bebês têm predominância de uma bactéria no intestino, em oposição a uma bio flora mais diversa”. Probióticos infantis vêm em gotas ou em pó. Pergunte ao pediatra do seu bebê antes de tentar esta opção.

17. Saiba quando ligar para o médico

Se essas soluções simples não estiverem funcionando, ligue para o médico. “A cólica”, que é um choro inconsolável, pode não ter uma causa conhecida, diz Loizides, e um problema de cocô chamado disquezia geralmente se resolve sozinho. Mas ele diz que deve estar atento a sintomas como dor durante ou após a alimentação, recusa persistente de alimentos, vômito no sangue ou líquido verde ou amarelo, crescimento deficiente, problemas respiratórios ou asfixia.


Palavras-chave
Bebê Família Criança Dicas Cólica dor de barriga

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Notícias

Virginia é criticada por roupa usada em festa de Neymar: “Desrespeitoso com a própria família”

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha