Bebês

Você sabe quando e por que os bebês começam a sorrir?

Existem os sorrisos de reflexo e os sorrisos de verdade. Saiba a diferença

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

quando o bebê começa a sorrir

Seu bebê sorri porque já reconhece seu rosto (Foto: Shutterstock)

Acredite se quiser: Seu filho provavelmente já estava sorrindo bem antes de nascer. Bebês podem sorrir mesmo quando estão no útero. Estes primeiros sorrisos não são intencionais ou em resposta a alguma coisa, são reflexos similares aos movimentos involuntários dos braços e das pernas. Mas logo seu pequeno vai dar o primeiro sorriso real, de propósito.

Leia também

Sorrisos podem indicar desenvolvimento dos bebês

Anúncio

FECHAR

9 maneiras do seu filho dizer “eu te amo”

Isso é sinal de desenvolvimento!

O primeiro sorriso real diz muito sobre o desenvolvimento do seu filho. É um sinal de que a visão melhorou e que ele já consegue reconhecer seu rosto. O cérebro e o sistema nervoso já evoluíram o suficiente para eliminar os sorrisos de reflexo e agora ele sabe que esta é uma maneira de se conectar com outras pessoas. Seu filho também está começando a perceber que os sentimentos importam e têm impacto direto nas pessoas ao redor.

Ele vai sorrir para expressar prazer, felicidade e contentamento. É o jeito dele de dizer “mãe, você está fazendo um bom trabalho” ou “adoro esse leite, me dê mais”.

Quando esperar que os sorrisos comecem

Os reflexos vão desaparecer quando seu filho tiver por volta dos dois meses e os primeiros reais vão aparecer entre um mês e meio e três meses. Você poderá perceber a diferença entre eles pela duração. Geralmente,  os reflexos tendem a ser mais curtos e ocorrer sem motivo, quando o bebê está dormindo ou cansado. Os verdadeiros, por outro lado, ocorrem em resposta a alguma coisa, como ver o rosto da mãe ou ouvir a voz do irmão. Eles são mais consistentes e você verá a emoção nos olhos dele.

porque o bebê sorri

Com cinco meses, seu bebê pode te surpreender com uma gargalhada (Foto: Shutterstock)

Se você ainda está esperando os lábios do seu bebê se curvarem, tem algumas coisas que você pode fazer para encorajar. Fale com ele com frequência e dê tempo para resposta, faça contato visual e sorria também. Faça expressões ou barulhos engraçados, só não exagere nos estímulos.

Conforme seu filho perceber que o que ele faz causa reação nas pessoas, vai começar a adicionar efeitos sonoros. Com cinco meses, seu bebê pode te surpreender com uma gargalhada.

Fofo! Bebê sorri ao acordar e ver o pai

Construindo o sorriso

Tenha paciência

Talvez a ansiedade para ver o bebê sorrir seja grande, mas a falta de risadas não significa que seu filho não está feliz. Os bebês têm tempos diferentes para se desenvolverem e o seu pode levar algumas semana a mais. Se depois dos três meses seu filho não sorrir, mencione o assunto com o pediatra.