Bebês

Dúvidas de tirar o sono

Doutor Claudio Len responde às perguntas dos leitores

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

duvidas-de-tirar-o-sono 

Diversos fatores podem prejudicar a qualidade do sono de gestantes e crianças. O pediatra especialista da Pais&Filhos Claudio Len responde às perguntas dos leitores

Minha filha chora na madrugada com medo de algo. Só se acalma comigo. Quando dou de mamar, ela volta a dormir. É normal?

Anúncio

FECHAR

Essa rotina acaba ficando muito cansativa para os pais, que não conseguem dormir por horas seguidas e ficam acabados no dia seguinte. Na maioria dos casos, não há um problema de sono real, mas, sim um hábito inadequado, que vai se perpetuando ao longo do tempo.

O fato de a sua filha ficar calma logo que você dá de mamar mostra que não há um problema maior. Recomendo uma “higiene do sono”, que inclui três pontos básicos: 1) não excitar sua filha no final da tarde e à noite; 2) não ninar demais na hora de colocar no berço; e 3) não interagir ou dar de mamar durante a madrugada.

Caso ela chore, espere um pouco antes de dar de mamar. Ela pode retomar o sono sozinha. Isso costuma ajudar.

Minha filha completará 3 meses e há três dias só quer saber de dormir. Isso tem algo a ver com um possível pico de crescimento?

Nessa idade os bebês dormem, em média, entre 15 e 16 horas por dia. O fato de sua filha só querer dormir nos últimos dias não tem relação com um pico de crescimento, apesar de sabermos que o hormônio de crescimento é produzido em maior quantidade durante o sono.

As causas mais prováveis são uma mudança natural ao padrão de sono (que oscila ao longo dos primeiros meses) ou até mesmo a incubação de uma virose.

Recomendo que você fale com seu pediatra caso a sonolência aumente nos próximos dias.

Tenho um bebê de um ano e ele não dorme direito nem durante o dia e nem à noite. Disseram que poderia ser por causa do refluxo que ele tem, mas já estou tratando.

Raramente um refluxo é causa de distúrbio do sono nessa idade. Além do que, como você está tratando, a hipótese fica mais enfraquecida ainda. Os problema de sono nessa idade geralmente estão relacionados com hábitos inadequados: é importante que você mantenha como seu bebê uma rotina bem singular com relação aos horários de ir para a cama e de acordar.

Recomendo que sua casa seja o mais “calma” possível no final da tarde e começo da noite, e que você não nine seu filho na hora de dormir.

Além disso, procure não interagir durante a noite quando ele acordar. Ele pode estranhar nas primeiras vezes que você fizer isso, mas em pouco dias, estará dormindo bem melhor.

Estou grávida há 4 meses e já sinto a barriga bem firme, mas, mesmo assim, dependendo da posição e com ajuda de um travesseiro, consigo dormir de bruços, que é a posição que prefiro e com a qual estou acostumada. Faz mal?

Não há problemas em dormir de bruços. Nesse sentido, não há certo ou errado, o importante é que você durma de uma maneira confortável durante toda a gravidez.