Família

Quando vou começar a sentir o bebê mexendo na barriga?

A movimentação do bebê faz parte do desenvolvimento - Getty Images
Getty Images

Publicado em 11/12/2019, às 12h00 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h26 por Yulia Serra, Editora | Filha de Suzimar e Leopoldo


A movimentação do bebê faz parte do desenvolvimento (Foto: Getty Images)

Dois risquinhos. Algo tão simples que muda toda a rotina de uma família. Desde o dia em que você descobre a gravidez, muitas dúvidas surgem e a ansiedade apenas aumenta. Qual será o sexo, o nome, o rosto… Entre tantas questões, uma pergunta frequente costuma ser: “Quando meu bebê vai começar a mexer?”. Não tem nada mais gostoso do que essa sensação, aquele momento mãe e filho que é impossível colocar em palavras. Mas calma, você não vai precisar esperar muito. A movimentação acontece desde que o feto é formado, ou seja, no primeiro trimestre. 

“A idade em que a maioria das mulheres na primeira gestação começa a sentir é entre a 18ª e 22ª semana, momento em que a barriga também costuma aparecer”, esclarece o Dr. Igor Padovesi, ginecologista e obstetra e pai de Beatriz e Guilherme. No início, você vai sentir algo diferente, mas com o passar do tempo fica bem perceptível e nítido. Existem exceções e grávidas que apenas sentem mais para frente, mas caso você não sinta nada a partir da 20ª semana, é interessante conversar com o seu médico para entender o motivo.

Cada coisa no seu tempo

Na segunda ou futuras gestações, é normal que as mães passem a sentir a movimentação mais cedo, a partir da 15ª ou 16ª semana. Isso porque a mulher já sabe reconhecer melhor esse gesto. Assim, perceber o bebê se mexendo não é apenas um marco na gestação, mas “o melhor sinal de bem-estar fetal”, de acordo com o especialista. Esse processo é natural e faz parte do desenvolvimento do bebê, mas não precisa pirar caso seu filho esteja mais quietinho dentro da barriga. “Ele não mexe o tempo todo. Isso acontece em ciclos curtos, como se fossem os períodos de sono e acordado”, explica.

Os chutes do bebê são um sinal de que tudo está bem (Foto: Getty Images)

Terão momentos em que o bebê estará mais quieto, assim como em outros estará mais agitado. É parecido com o padrão do recém-nascido. Está tudo certo e dentro do esperado. E segue dessa forma até a hora do nascimento, o que muda é que a mãe tem uma maior percepção conforme a gestação avança. Uma outra sensação bastante comum entre as mulheres é de que os bebês se mexem mais ao final do dia, mas não tem nada comprovado. “Acredita-se que essa falsa impressão aconteça, porque ao longo do dia ela está fazendo outras atividades, não depositando tanta atenção na barriga como quando está em casa”, acrescenta. 

Só para você

Outra hipótese não comprovada é de que o contato ou fala da mãe com o bebê interfere para que se mova mais ou menos. É fato que o sistema auditivo do bebê já está formado desde uma idade bem precoce, mas não há associação entre a audição e os movimentos. Provavelmente, é apenas uma coincidência. Mas há algo que você pode fazer para que consiga sentir melhor o bebê se mexendo dentro do útero. Normalmente, se ficar deitada de lado, observando a barriga, terá mais chance de assistir esse show particular. Por isso, relaxe e aproveite o momento! 

Leia também:

Tudo sobre o primeiro trimestre da gravidez: cuidados, exames e mudanças no corpo

Veja 28 dicas de cuidados durante a gravidez

O bebê chegou em casa, e agora? Saiba os primeiros cuidados com o recém-nascido


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

Essa lista vai te ajudar a escolher o nome ideal para o seu bebê se você adora a letra “A” - Shutterstock

Bebês

48 nomes de bebês para meninos e meninas com a letra ‘A’