Criança

O bebê cresceu! Saiba como adaptar a decoração do quarto

Cores e objetos fazem parte desta transformação

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

É preciso fazer algumas mudanças na decoração do quarto quando as crianças crescem (Foto: Shutterstock)

É preciso fazer algumas mudanças na decoração do quarto quando as crianças crescem. Projeto de Patrícia Cillo (Foto: Divulgação)

Com o passar do tempo, as necessidades das crianças vão mudando. Elas aprendem a usar o banheiro sozinhas, preferem os bonecos de personagens aos bichos de pelúcia, já não dormem mais no berço, entre tantas outras coisas. Com isso, também é indicado pensar em algumas alterações no quarto dos pequenos.

Leia mais:

Veja 7 dicas incríveis de decoração de quarto de crianças

Anúncio

FECHAR

Decore o quarto do seu bebê com um móbile feito de monóculos

Como escolher a iluminação do quarto do bebê

A primeira coisa que precisa mudar é o berço. Mas, não pense que só porque a criança está crescendo que  é necessário uma cama padrão. Camas com formato de carro ou castelo de princesa, por exemplo, pode tornar este momento mais divertido. “Hoje em dia, temos variedade no mercado e as crianças amam”, afirma Érica Salguero, arquiteta e mãe de Lorenzo. Outra opção prática para os mais crescidos é inserir baús embaixo da cama para guardar brinquedos, livros e material escolar.

A especialista, que acabou de transformar o cantinho do filho, de 3 anos,  também indica trocar as cores claras, características de quartos de bebê, pelas vibrantes. “Esses tons incentivam a criatividade e ajudam as crianças a terem mais energia para brincar, sonhar e imaginar”, explica.

Trocar bichos de pelúcia por bonecos temáticos é uma forma de mudar o quarto (Foto: Shutterstock)

Trocar bichos de pelúcia por bonecos temáticos é uma forma de mudar o quarto. Projeto de Érica Salguero (Foto: Divulgação)

Já Patrícia Cillo, arquiteta do escritório Figoli-Ravecca, de São Paulo, e mãe de Caio e Carolina, acredita que é necessário manter os tons pastéis porque eles ajudam a criar  uma atmosfera calma  e aconchegante. “Se ainda assim, o pai ou o filho quiserem cores mais fortes, é melhor que seja em apenas uma parede ou nos itens decorativos”, ensina.

Como melhorar a energia do quarto do bebê

Saiba como montar um quarto Montessoriano

Um cantinho de brincar para seu filho

Os objetos de decoração, aliás, também são responsáveis por tirar aquele aspecto de quarto de bebê.  “Os ursinhos de pelúcia, por exemplo, podem ser substituídos por brinquedos, como bonecos temáticos e carrinhos”, aponta a arquiteta Patrícia Cillo. Outros itens que podem ser substituídos são o trocador e a poltrona de amamentação. “É possível deixar áreas mais livres para a criança brincar ou colocar uma mesinha de estudos”, acrescenta Patrícia.