Mais

Bebê não faz birra

Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 09/08/2012, às 21h00 - Atualizado em 28/09/2016, às 12h46 por Redação Pais&Filhos


bebe-chorão
(Foto: Shutterstock)

Bebês não são capazes de fazer birra. Se você fica em dúvida de pegar o filho com menos de 1 ano no colo quando ele chora, não tenha. Pegue, acolha, abrace. É disso que ele precisa. Agora, prepare-se, porque a birra virá em outro momento, pois ela faz parte do desenvolvimento. Se seu filho fizer birra depois de 1,5 ano, ótimo. Sinal de que está crescendo. O que chamamos de birra nada mais é do que a criança aprendendo a se posicionar diante das negações dos adultos, explica a psicanalista Patricia Cardoso de Mello, filha de João e Lilia. “Não existe desenvolvimento saudável sem birra”, diz ela. E acrescenta, “faz parte do eu da criança, que pode ter um período mais birrento ou menos birrento”.

Birra foi o tema do mês de julho da campanha Culpa, Não, que fazemos no Facebook, no site e na revista convocando mães e pais a discutir diversos assuntos ligados à criação dos filhos (www.facebook/culpanao). O tema gerou discussão na FanPage no Facebook. Muitas mães afirmavam que seus filhos de poucos meses eram birrentos, enquanto outras defendiam que nenhuma criança faz birra  seja em que fase for.

A psicanalista esclarece que a birra é um comportamento muito específico de crianças que estão aprendendo a lidar com os limites e ainda não conhecem outras formas de reagir. Um bebê de 2 meses, 8 meses e de até 1 ano não reage com birra porque ainda não está aprendendo a lidar com a negação. Os bebês aprendem rápido que quando choram são pegos no colo, mas isso não é birra, é um comportamento normal que a mãe pode responder de diversas maneiras.

Além de o choro ser um pedido para ser pego no colo, também pode significar incômodos como dor, fome, sede e mal-estar. Patricia afirma que o bebê sente o estado emocional da mãe o tempo todo e se ela estiver angustiada o filho, independentemente da pouca idade, vai sentir.

Para lidar com a birra, os pais não devem entrar no braço de ferro com a criança, pois se entram neste conflito perdem a autoridade. O primeiro passo é explicar para a criança que você não está gostando do comportamento e por isso não vai prestar atenção nela enquanto estiver agindo daquela maneira. “Caso você simplesmente saia do ambiente de conflito sem explicar por que está fazendo isso, o seu filho vai entender que você está se comportando como ele, achando que vocês estão disputando autoridade”, explica.

Se você consegue lidar com a birra, o comportamento diminui até não acontecer mais. Se a birra não for trabalhada, o adolescente ou adulto vai continuar com o mesmo comportamento, não vai mais se jogar no chão, mas vai ser uma pessoa intolerante. Por isso, mesmo que seja difícil, é necessário ser firme. Faz parte de exercer o cargo de mãe ou pai. Sem culpa

Consultoria: Patricia Cardoso de Mello, filha de João e Lilia, psicanalista

Por Naiara Araújo, filha de Luiz Augusto e Dione


Palavras-chave

Leia também

Kate Middleton - (Foto: Reprodução/Getty Images)

Família

Após polêmicas, Kate Middleton é substituída por outra mulher em evento real

Bernardo completou 10 anos - Reprodução/Instagram

Criança

Mãe do filho de Cristiano Araújo desabafa sobre dificuldade em arcar com as despesas da criança

Mãe dá o nome “picles” para a filha e viraliza no TikTok - Reprodução TikTok

Bebês

“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais

O filho de Bárbara estava chorando muito por causa das cólicas (Foto: Reprodução /

Família

Mãe recebe bilhete bem diferente de vizinha após choro do filho

Mulher acredita que viu um “eco do futuro” em foto - Kennedy News and Media

Criança

Mãe se assusta com aparição misteriosa em foto antiga da filha

Vicky - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Filha de Roberto Justus estreia como modelo aos 3 anos: "Minha estrela"

(Foto: Reprodução/Instagram) - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Mavie usa maiô de grife em passeio à praia com Neymar: "O preço é maior que meu salário"

Gabi Luthai estava grávida de gêmeos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Téo Teló e Gabi Luthai escolhem nome curto e com forte significado para o primeiro filho