Gravidez

Não esqueça da saúde da sua boca durante a gravidez

Com tantas mudanças, não deixe esse cuidado para segundo plano

Isabela Kalil de Lima

Isabela Kalil de Lima ,Filha de Kátia e Fabio

saude-bucal-gravidez

(Foto: Shutterstock)

É comum ouvirmos que os cuidados com a saúde bucal devem ser redobrados durante a gravidez, mas a verdade é que a preocupação deve continuar em dia. O que costuma acontecer, de acordo com a dentista Thelma Parada, mãe da Guilhermina, é escovar menos os dentes por conta do cansaço e dos enjoos, que podem fazer a pasta de dente ficar com gosto ruim ou as refeições saírem do horário habitual.

Mesmo com essas pequenas complicações, não dá pra deixar a escovação, nem o fio dental de lado. Escovar os dentes, pelo menos, três vezes ao dia é primeira recomendação de Thelma. “Se sentir náusea com o creme dental, converse com seu dentista, experimente várias marcas ou sabores até achar uma que não cause problema”, acrescenta a especialista.

Gengiva de grávida não sangra

Anúncio

FECHAR

Outro mito que a dentista explica é o sangramento das gengivas. Isso não é normal na gravidez e pode acontecer se higiene bucal não for feita como deveria. É um sinal de que região está precisando de mais cuidado porque deve estar mais infeccionada  “Se viu o sangramento é para caprichar na escovação e procurar o profissional o mais rápido possível.”

Procedimentos odontológicos na gravidez

Eles são indicados, apenas se não tiver outra opção. Infecção ou contaminação são casos que não podem ser muito adiados. “Toda infecção é desencadeada por processos químicos. Isso pode influenciar na contração uterina e causar parto antes do tempo”, explica a dentista.

Havendo essa necessidade, é melhor esperar os segundo trimestre da gestação, de acordo com Thelma. Ela lembra que entre os três e os seis meses, a mãe vai estar mais confortável. A barriga ainda não está tão grande, a posição da cadeira não incomoda tanto.  

Leia também:

3 erros que a gente comete quando o dente está mole

Seis erros que devem ser evitados ao escovar os dentes

Como limpar a boca antes de nascerem os primeiros dentes