Gravidez

Luiza Helena Trajano, dona da rede Magazine Luiza, afirma que o home office é um facilitador para as mulheres que acabaram de ter filhos

Luiza Helena Trajano é empresária, dona da rede Magazine Luiza e reforça sempre a importância da família. Na foto, em viagem com os netos - Reprodução / Instagram
Reprodução / Instagram

Publicado em 26/03/2021, às 13h49 - Atualizado em 29/03/2021, às 08h05 por Andressa Simonini, CMO (Chief Marketing Officer) | Filha de Branca Helena e Igor


A Presidente do Conselho da rede Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, participou de um Webinar com jornalistas de diversos lugares do país para falar sobre as saídas que a empresa conseguiu para atender com excelência os clientes nesse período de pandemia. Ao longo do bate-papo ela defendeu os direitos das mulheres e o apoio que fez com o projeto Grupo Mulheres do Brasil. Dentro do tema ela nos respondeu qual a visão dela e da empresa em relação ao retorno das funcionárias com licença-maternidade.

Mãe de três filhos, Ana Luiza, Frederico e Luciana, Luiza lembra que nunca deixou de trabalhar por ser mãe. Segundo ela, um dos maiores incentivos hoje em dia é a prática do home office, que se intensificou após o início da pandemia devido ao isolamento social. “A gente incentiva ter filhos, até porque eu sou mulher e tive 3 trabalhando. O que a gente sente agora é que com o home office ficou mais fácil para elas não ficarem tão distantes da empresa”, conta a empresária.

Segundo Luiza, um dos maiores medos que ela identifica nas mulheres que retornam para o ambiente profissional após o nascimento do filho é poder estar desatualizada do que aconteceu na equipe e na empresa durante o período de afastamento. “A empresa dá até 6 meses de licença-maternidade, mas eu vi que tem mulher que tem medo e volta com 4 meses. Eu tenho a impressão de que com o home office essa mulher consegue entrar em tudo, no rito de comunhão, nos resultados, em tudo mesmo depois que retorna”, explica.

Luiza Helena Trajano é empresária, dona da rede Magazine Luiza e reforça sempre a importância da família. Na foto, em viagem com os netos (Foto: Reprodução / Instagram)

Ela afirma que naturalmente pode haver um susto de cara, mas que hoje está mais fácil, mesmo com a velocidade das mudanças enormes. “Eu fico muito feliz nesse aspecto”, reforça Luiza. Sobre esse tema, ela ainda relata a experiência que tem vivido com uma de suas funcionárias na rede Magazine Luiza. “Temos uma menina que é a única diretora de tecnologia, se não me engano, do Brasil. É uma de nossa principais áreas e ela vai ser mãe. Então, eu tive que trabalhar muito para dizer: ‘Que bom, que ótimo!’”, conta. Por já ter vivido esse momento, ela tenta mostrar que existe caminhos, sim, para equilibrar a vida profissional e a maternidade. “O que transparece quando falo com essa diretora é algo do tipo: ‘E agora, como vai ser a minha vida?’. Eu falo: ‘Gente, eu tive 3 filhos trabalhando, fazendo… Vamos lá, gente’. Não tem receita”, finaliza.

Licença-maternidade em tempos de quarentena

Uma tema que tem gerado bastante dúvida é se muda algo na licença-maternidade durante o período de isolamento. A resposta é não. Esse benefício tanto para as mulheres quanto para os homens  seguem sem alteração, sendo 120 dias e 5 dias, respectivamente, sem prejuízo do emprego e salário – a licença-maternidade pelo período de 180 dias obrigatórios no serviço público e opcional para empresas do setor privado inscritas no Programa Empresa Cidadã também permanecem inalteradas. O STF decidiu recentemente que a licença-maternidade começará a contar a partir da alta da internação da mãe ou bebê.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Mensagens para enviar no Dia da Família - (Foto: Getty Images)

Família

Dia da Família: frases, mensagens e legendas para compartilhar nesta data

Samsung Galaxy S24 Ultra - Divulgação

Lançamento

Ofertas do dia: recém-lançado Galaxy S24 Ultra da Samsung com desconto de 27%

Shantal e Renato Kalil - Créditos: Reprodução

Família

Médico que foi denunciado por violência obstétrica com Shantal vai voltar a fazer partos

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Criança de 10 anos morre após ser atingida por van escolar em São Paulo - Créditos: Reprodução/ Rede Globo

Família

Menina de 10 anos morre ao ser atropelada por van escolar em São Paulo

Kimberlly e Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Mãe do 3° filho de Neymar recebe presente de Dia das mães da família do jogador

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Eliezer revela quanto marca criada para a filha faturou e valor impressiona