Família

Rainha Elizabeth II: causa da morte é revelada

Princesa Anne agradeceu a todos que homenagearam a mãe - Reprodução/ Instagram/ @theroyalfamily
Reprodução/ Instagram/ @theroyalfamily

Publicado em 29/09/2022, às 08h48 - Atualizado às 13h41 por Redação Pais&Filhos


A rainha Elizabeth II (1926-2022) morreu aos 96 anos, no dia 8 de setembro, no Castelo de Balmoral, na Escócia, onde estava passando as férias. Elizabeth havia sido colocada em observação médica pela manhã daquele dia, e a família real logo foi avisada, então todos viajaram ao local.

Desde o ano passado, os problemas de saúde da rainha preocupavam a população do Reino Unido, já em outubro, ela foi orientada a fazer uma “pausa médica” e desde então cancelou aparições em uma série de eventos. No início deste ano, ela contraiu covid-19 e disse ter ficado “muito cansada e exausta”. A rainha passou a apresentar problemas de mobilidade e comprou um carrinho de golfe para se locomover.

princesa anne e rainha elizabeth
Princesa Anne agradeceu a todos que homenagearam a mãe (Foto: Reprodução/ Instagram/ @theroyalfamily)

De acordo com o atestado de óbito da monarca, divulgado pelo Registro Geral da Escócia nesta quinta-feira, 29 de setembro, ela morreu por causas naturais. Quem estava ao lado da cama de Elizabeth em seus últimos momentos de vida era a princesa Anne. “Idade avançada” é a mesma causa registrada na certidão do príncipe Philip, morto em abril do ano passado aos 99 anos.

A certidão, que foi assinada pela princesa Anne, diz ainda que ela morreu às 15h10 no horário local, 11h10 no horário de Brasília. O anúncio foi feito cerca de três horas e vinte minutos mais tarde.

Mulher idosa de 96 anos
Rainha Elizabeth morreu aos 96 anos (Foto:Reprodução/ Getty Images)

A rainha Elizabeth II assumiu o trono em 1952. Era filha de George VI e tornou-se rainha por ocasião da morte de seu pai, e foi corada em 1953. Elizabeth II ficou noiva e casou-se em 1947 com Philip, príncipe da Grécia e Dinamarca. Desse casamento, nasceram quatro filhos: O príncipe Charles – herdeiro do trono – Andrew e Edward, e a princesa Anna.

Veja qual foi o último desejo da Rainha Elizabeth II

A rainha Elizabeth II deixou para os membros da família real um último pedido, antes de falecer. Ela queria que o filho Príncipe Charles se reconciliasse com os Príncipes William e Harry.  O último desejo da rainha era que as brigas deles chegassem ao fim. Quem compartilhou a vontade da monarca foi o historiador e especialista dos Windsor, Robert Hardman em entrevista à revista People.

Segundo o depoimento do historiador Robert Hardman, Elizabeth sabia das brigas que aconteciam entre os familiares. “Ela sabia que os conflitos faziam parte da vida e não guardava rancor. Acima de tudo, ela queria ver sua família feliz”, disse ele em uma entrevista para a People.

mulher de 96 anos com roupa lilas, homem de 70 anos, homens de 30 anos
Rainha Elizabeth pediu para família se reconciliar (Foto: Reprodução/Getty Images)

A relação entre os irmãos sempre foi bastante conturbada e piorou ainda mais depois que Harry e sua esposa Meghan Markle decidiram sair da Realeza. Segundo Robert, Elizabeth queria que Harry se reconciliasse com o pai,  Rei Charles III, e o irmão, o Príncipe William. Ela também desejava que a relação entre os parentes fosse mais saudável com Meghan Markle, a mulher do caçula de Diana e Charles. O historiador revelou que a rainha era o principal canal entre Windsor e a Califórnia. “Ela sabia que os conflitos e queria ver sua família feliz”, ele relatou.

Segundo informações do portal The Sun, Harry foi sozinho para Balmoral, na Escócia, para se despedir da avó. E ele foi informado pelo pai que, Charles, Meghan Markle, não deveria acompanhá-lo na ocasião. O rei alegou que Kate Middleton não iria e que o encontro deveria ser limitado à família mais próxima. Ele deixou muito claro para o filho que a atriz não seria bem-vinda no palácio.

Mulher idosa de 96 anos
Rainha Elizabeth fez um último pedido (Foto:Reprodução/ Youtube)

Harry e William estão brigando há anos. O relacionamento piorou após a entrevista dos duques de Sussex à apresentadora Oprah Winfrey, em março de 2021, dizendo que a realeza se preocupou com o tom de pele do filho do casal. Harry alegou que seu pai, o rei Charles III e William estavam “presos” na família real.

Assista ao POD&tudo, o podcast da Pais&Filhos, com Bia e Branca Feres:


Leia também

Imagem Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Mensagens e frases para o Dia das Mães

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Monatagem Endrick e Lara - Foto: Reprodução/ Instagram

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Kimberlly e Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Mãe do 3° filho de Neymar recebe presente de Dia das mães da família do jogador

Rafa Kalimann - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Rafa Kalimann conta que perdeu bebê após abort0 espontâneo: "Essa dor não é normal"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Marcus Buiaz ignora Wanessa de homenagem de Dia das Mães e gera críticas: "Rancoroso"