Família

Privacidade na internet tem tudo a ver com decisão e somos nós que fazemos isso pelas nossas crianças

Em tempos de conectividade, conhecer o direito à privacidade e perceber que ele é uma decisão de autonomia - Getty Images
Getty Images

Publicado em 13/04/2020, às 06h51 por Camila Montino, filha de Erinaide e José


Em tempos de conectividade, conhecer o direito à privacidade e perceber que ele é uma decisão de autonomia (Foto: Getty Images)

Pensa comigo. Privacidadeé o direito de estar só, de manter pra si aquilo que é seu e de decidir quem terá acesso ou não. Decidir sobre sua imagem, seus pensamentos, suas ideias, suas dificuldades, ou simplesmente seu e-mail é exercer o direito à privacidade. Privacidade tem a ver com decisão! O poder da decisão. E só é possível decidir sobre aquilo que se tem consciência. A gente decide onde morar, onde os filhos vão estudar, como preparar nossos filhos para o futuro. “Quando conhecemos os nossos limites que reconhecemos os limites dos outros. Assim construímos harmonia nas relações”

Exercemos a decisão sobre alimentação pela saúde que queremos, perfil do pediatra que mais se adequa à família, tipo de roupa para cada tipo de atividade, decoração do quarto e tantas outras decisões. Simplesmente decidimos e, claro, colhemos os frutos das nossas escolhas. Assim é, também, com a privacidade. O que queremos que as pessoas, queridas ou não, saibam das nossas vidas? Dos nossos planos, das nossas essências, das nossas escolhas, fracassos e sucessos? Para exercer o direito à privacidade precisamos nos conhecer, conhecer nossos limites e desejos.

E é quando conhecemos os nossos limites que reconhecemos os limites dos outros. Assim construímos harmonia nas relações, com a consciênciade que todos temos limites que devem ser respeitados. Do contrário, arriscamos o nosso bem- estar e das outras pessoas também. Em tempos de alta conectividade, conhecer o direito à privacidade e perceber que ele é uma decisão, nos devolve a autonomia sobre quem somos e quem queremos ser online ou no mundo vivo. Se é hora ou não de compartilhar uma imagem ou opinião, quais dos meus dados quero que sejam usados para me influenciar ou até mesmo se perdi aquela vaga maravilhosa de emprego porque quem eu sou em redes sociais não deu “match” com o esperado pelo contratante.

E quanto à privacidade das nossas crianças? Bem, essa é super preciosa e é nossa responsabilidade. E digo preciosa porque elas estão em fase de desenvolvimento, com muitas vulnerabilidades afloradas, mudando a cada instante. Aquilo que são hoje não são escolhas conscientes, não são definitivas e não podem ser base para julgamentos futuros. São vidas, assim como as nossas. Vidas muito valiosas para serem reveladas para qualquer um, mesmo que seja só uma plataforma online predileta. Nossas crianças dependem do nosso cuidado e orientação, com carinho e respeito, sempre!

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Esposa de Tony Ramos tranquiliza fãs sobre condição do ator após cirurgia - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Esposa de Tony Ramos atualiza estado de saúde do ator após cirurgia

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

Nomes bíblicos femininos - (Foto: Unsplash)

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas