Família

Klara Castanho fala pela primeira vez sobre estupro e gravidez: “O que me resta neste momento”

Klara Castanho publicou uma carta aberta revelando que foi estuprada e entregou o bebê para a adoção - reprodução/Instagram/@klarafgcastanho
reprodução/Instagram/@klarafgcastanho

Publicado em 03/03/2023, às 06h54 - Atualizado às 08h05 por Redação Pais&Filhos


Durante a gravação do programa Altas Horas especial do Mês da Mulher, nos estúdios da TV Globo, que aconteceu esta semana, a atriz Klara Castanho, de 22 anos de idade, falou pela primeira vez sobre o estuproe a gravidez que se tornaram públicos, contra sua vontade, no ano passado.

A informação é da colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo. Segundo a jornalista, a artista fez um desabafo sobre o acontecimento após um período de recolhimento voluntário. “Depois que vim a público, de novo, de forma forçada, eu denunciei todos os crimes aos quais fui submetida. Todos, sem nenhuma exceção. E o que me resta neste momento, e ainda bem, é confiar na Justiça e eu confio muito. Não só na Justiça, mas numa Justiça maior”, afirma.

Entenda o caso

Klara compartilhou uma carta aberta no Instagram na noite do dia 25 de junho de 2022, em que afirmou ter sido estuprada e que teve o bebê e entregou para a adoção. Em um texto longo, ela desabafou sobre o caso.

Klara Castanho publicou uma carta aberta revelando que foi estuprada e entregou o bebê para a adoção
Klara Castanho publicou uma carta aberta revelando que foi estuprada e entregou o bebê para a adoção (Foto: reprodução/Instagram/@klarafgcastanho)

A história começou a ser especulada depois que Antonia Fontenelle contou em uma live que “uma atriz global de 21 anos teria engravidado e doado a criança para adoção” e ainda acrescentou: “Ela não quis olhar para o rosto da criança”. Mesmo não revelando o nome de Klara, pelas descrições os seguidores fizeram a associação. Agora, a atriz se pronunciou nas redes sociais.

“Esse é o relato mais difícil da minha vida. Pensei que levaria essa dor e esse peso somente comigo. Sempre mantive a minha vida afetiva privada, assim, expô-la dessa maneira é algo que me apavora e remexe dores profundas e recentes. No entanto, não posso silenciar ao ver pessoas conspirando e criando versões sobre uma violência repulsiva e de um trauma que sofri”, começou.

Ela seguiu: “Fui estuprada. Relembrar esse episódio traz uma sensação de morte, porque algo morreu em mim. Não estava na minha cidade, não estava perto da minha família nem dos meus amigos”.

A atriz completou que não fez boletim de ocorrência e se sentiu muito culpada e envergonhada pelo ocorrido. Ela disse que pensou que ao fingir que não tinha acontecido ela poderia esquecer, mas não aconteceu e os traumas perseguiram ela.

“Meses depois, eu comecei a passar mal, ter mal-estar. Um médico sinalizou que poderia ser uma gastrite, uma hérnia estrangulada, um mioma. Fiz uma tomografia e, no meio dela, o exame foi interrompido às pressas. Fui informada que gerava um feto no meu útero. Sim, eu estava quase no término da gestação quando eu soube”, disse ao acrescentar que o ciclo menstrual estava normal, assim como o corpo.

Ela relembrou do momento da descoberta e falta de empatia do médico que a atendeu: “Esse profissional me obrigou a ouvir o coração da criança, disse que 50% do DNA eram meus e que eu seria obrigada a amá-lo. Essa foi mais uma da série de violências que aconteceram comigo”.

Segundo ela, o período em que soube da notícia e o parto durou apenas alguns dias e ela decidiu entregar o bebê para a adoção. “No dia em que a criança nasceu, eu, ainda anestesiada do pós-parto, fui abordada por uma enfermeira que estava na sala de cirurgia. Ela fez perguntas e ameaçou: ‘Imagina se tal colunista descobre essa história'”, relembrou.

Ela ainda finalizou: “Minha história se tornar pública não foi um desejo meu, mas espero que, ao menos, tudo o que me aconteceu sirva para que mulheres e meninas não se sintam culpadas ou envergonhadas pelas violências que elas sofrem […] Eu vou tentar me reconstruir, e conto com a compreensão de vocês para me ajudar a manter a privacidade que o momento exige”. Nos comentários, os seguidores mostraram solidariedade à atriz.

A atriz entrou na Justiça contra todos os envolvidos. Ano passado, entrou com uma ação contra o jornalista Léo Dias e as youtubers Antonia Fontenelle e Adriana Kappaz por crimes de calúnia, difamação e injúria. E também acionou o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), alegando que foi abordada, na sala de cirurgia de um hospital, por uma enfermeira que ameaçou vazar a informação de que ela havia tido um filho. A investigação foi arquivada em janeiro deste ano.

Duas dicas de brinquedos incríveis para estimular coordenação motora e criatividade do seu filho


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Ana Paula Siebert relembra passado ao receber bronca de Roberto Justus - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ana Paula Siebert toma bronca de Roberto Justus em festa de Vicky: "Medo de ser demitida"

Nadja Haddad e marido atualizam estado de saúde de filho internado no hospital - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Nadja Haddad fala sobre luto após perder filho e estado de saúde do gêmeo

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha