Família

Galeria: A Cuca, Tarsila do Amaral

Cuidado com a Cuca que a Cuca te pega

Giuliana Sona

Giuliana Sona ,Filha de Regina e Claudinei

a-cucaHoje, Pais&Filhos escolheu o quadro A Cuca, da pintora brasileira Tarsila do Amaral. A obra está no museu de Grenoble, na França: http://www.museedegrenoble.fr/

A Cuca é uma personagem conhecida do folclore brasileiro. É representada por uma velha com cabeça de jacaré que possui uma voz assustadora. De acordo com a lenda, a Cuca assusta e pega as crianças que não obedecem a seus pais. Essa história chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses. Aqui no país, a figura da Cuca passou a ser representada como uma velha brava com cabelos compridos e desgranhados, semelhante a uma bruxa.

Popularização – Foi nas obras do escritor brasileiro Monteiro Lobato que a Cuca ficou famosa. Com o “Sitio do Pica-pau amarelo”, livro transformado em série de televisão no final dos anos 70 e começo dos 80 e, depois , nos anos 2000, a Cuca passou a ser conhecida nos quatro cantos do país. Na TV, a Cuca era uma espécie de jacaré bípede com cabelo amarelo e uma voz horripilante, que era ajudada pelo saci-pererê. Malvada, morava numa caverna e fazia poções mágicas. 

Anúncio

FECHAR

Leia também: 

Um cromossomo a mais não é sinônimo de vida improdutiva

O que ele quer ser quando crescer?

Olha o aviãoooo… Bebê faz sucesso na internet por mostrar empolgação a cada colherada