Família

Dia Mundial da Tuberculose: uma doença antiga, que ainda merece sua atenção

A complicação pode ser mais preocupante para tem quem filho pequenos

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

tuberculose

(Foto: Shutterstock)

Dia 24 de março é lembrado pela conscientização à tuberculose desde 1882, quando Robert Koch descobriu a bactéria causadora da doença. Diferente dos que muitos pensam, a complicação não está relacionada à gripe ou pneumonia.

De acordo com 0  infectologista Rodrigo Athanazio, doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e cadastrado na plataforma Doctoralia, doença é infecciosa e transmitida pelo ar. É preciso, no entanto, de um longo tempo de exposição com uma pessoa doente para que haja contágio.

Segundo o infectologista, existem três tipos de tuberculose: pulmonar, pleural e extra-pulmonar, que ocorre quando a micobactéria da tuberculose se manifesta em outros órgãos tais como cérebro, rins e vias urinárias, fígado, intestino, meninges (membranas que recobrem o cérebro), pele e coração.

Anúncio

FECHAR

Os sintomas da doença são diminuição do apetite, perda de peso, febre, sudorese noturna. Ainda mais no caso das crianças, pode aparecer tosse seca. Quando a tuberculose atinge outros órgãos, como o intestino, pode aparecer diarreia e dores abdominais. Dor de cabeça e pelo corpo também são outros sintomas que podem surgir se a tuberculose atingir as meninges.

Se a infecção for diagnosticada, será preciso passar por um tratamento com 4 medicamentos diferentes, que devem ser ingeridos por cerca de seis meses. “Se houver interrupção existe o  risco da micobactéria adquirir resistência”, alerta o infectologista.

É imprescindível começar a vacinação das crianças cedo. O recém-nascido já deve receber as primeiras dentro da maternidade. A de tuberculose é uma delas, tomada junto com a BCG e hepatite A.

Leia também:

Sintomas podem indicar doença renal em criança

Quiz: Sabe tudo sobre coqueluche? Doença afeta mais os bebês

Conheça as 12 doenças mais comuns no primeiro ano de vida do seu filho