Publicado em 10/07/2021, às 07h56 - Atualizado em 02/08/2021, às 14h40 por Redação Pais&Filhos
As unhas dos bebês são muito delicadas. Aliás, tudo em um bebê é delicado. A pele, o cabelo, os dedos, a boca… Com isto, os pais são muito cautelosos na higiene e costumam ter dúvidas sobre o corte, sobre o crescimento, seja nas unhas das mãos ou dos pés. Nos primeiros meses as unhas são “macias”, quebram facilmente e costumam ser afiadas, o que leva a arranhões delicados na face, que somem em poucos dias.
Com o passar do tempo, as unhas vão ficando mais duras e vão tomando o formato que é característico e persiste até a vida adulta. De um modo geral os bebês nascem com unhas pequenas e frágeis, que vão ficando maiores e mais fortes ao longo dos primeiros anos de vida.
Este processo é natural e não são necessárias vitaminas ou outros produtos capazes de adiantar este amadurecimento. Basta aguardar e cuidar. A renovação do tecido ungueal é rápida, o que faz com que os problemas de unhas sejam rapidamente resolvidos.
Os mais comuns são as micoses, causadas por fungos, e as rachaduras, causadas por traumatismos locais comuns na infância. O pediatra é o profissional habilitado para dar todas as orientações sobre estes cuidados, portanto não hesite em tirar as dúvidas sobre os cuidados com a pele, as unhas, os pelos e cabelos.
Bianca, mãe de Ricardo
A frequência de corte de unhas varia muito de um bebê para outro. Na média, deve ser realizado uma vez por semana, e com todos os cuidados para evitar machucados. Pessoalmente prefiro o uso de lixas, que são mais seguras e funcionam muito bem. Também recomendo que o corte das unhas não seja tão rente em relação à pele, para evitar encravá-las.
Helena, mãe de Liz
As unhas devem ser higienizadas da mesma forma que a pele, com água e sabão, na hora do banho. Não são necessários produtos especiais ou esmaltes. Recomendo que os pais sequem bem as unhas depois do banho, pois a umidade aumenta a chance de micoses.
Priscila, mãe de Cauã
Muitas unhas encravam apesar de todos os cuidados, isto faz parte do crescimento. No entanto, o uso de “mijões” aumenta a chance de encravar, pois os bebês chutam o tecido, as pontas dos dedos dos pés ficam feridas, e as unhas espetam a pele saudável. Portanto, crianças com unhas dos pés encravadas não devem usar este tipo de roupa.
Notícias
Gisele Bündchen mostrou barriga de grávida em passeio na praia com o namorado e os filhos
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Notícias
Susana Werner posta foto com a filha e Júlio César e semelhança entre o pai e a filha chama atenção
Notícias
Tom Brady posta indireta após anúncio de gravidez de Gisele Bündchen: "O que é o amor?"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Notícias
Ex de Hulk dá a volta por cima após envolvimento do jogador com sua sobrinha
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Família
Ex-Tiazinha, Suzana Alves posta foto com enteado de 19 anos: 'Cara inchada de tanto chorar'