Família

“A maternidade veio para me mostrar o que era felicidade de verdade”, afirma Lia Cassano

Ju Penteado Fotografia/Acervo Pessoal
Ju Penteado Fotografia/Acervo Pessoal

Publicado em 12/01/2018, às 12h53 por Adriana Cury, Diretora Geral | Mãe de Alice


Por meio do projeto “Lá em casa é assim”, parceria da Pais&Filhos com a Natura Mamãe e Bebê, estamos conhecendo muitas famílias, uma diferente da outra. São vários modelos e formas diferentes de criar os filhos – e estamos aprendendo muito com todos vocês! A Lia Cassano contou pra gente como conseguiu aliar a maternidade à sua vida profissional. Venha conhecer!

“Meu nome é Lia e sou mãe de três: a Eva, de 3 anos e meio, e os gêmeos Lis e Tomé, de 10 meses.

Eu sempre tive dois grandes sonhos na minha vida: ter uma família e filhos, e ser bem sucedida profissionalmente em uma empresa. Conheço meu marido, Renan, há mais de 15 anos! Nossa vida foi sempre muito planejada! Começamos a namorar e em seguida decidimos nos casar. Para isso, voltei pra minha cidade no interior, Piracicaba (SP), saí do meu emprego como repórter de TV, e abri uma agência de comunicação. Nos casamos e curtimos o dia a dia a dois durante 4 anos. Viajamos muito, nos divertimos e nos curtimos demais!

Até que decidimos engravidar e tivemos a Eva, a menina mais meiga, tranquila e leve que eu conheço! Ela veio para me fazer repensar minha rotina workaholic na agência. Na época, eu atendia mais de 30 clientes, tinha um escritório estruturado e seis funcionários. Eu trabalhava cerca de 12 horas por dia! Eu era feliz, mas a Eva veio para me mostrar o que era felicidade de verdade! E eu percebi que meu sonho de ter filhos talvez fosse muito maior do que o de ser bem sucedida.

Fiz algumas adaptações na empresa e consegui flexibilizar. Passei a trabalhar apenas no período da tarde, para ter as manhãs livres pra Eva. E foi assim durante dois anos, quando planejamos engravidar novamente!

Mas a vida nos mostrou que não adianta querer ter tudo sob controle. Havíamos planejado mais um filho, mas vieram os gêmeos! Lis e Tomé vieram para mexer no meu mundo, para mostrar que se você não for leve, tranquilo e apreciar os pequenos prazeres da vida – como ficar no ócio com seus filhos – o tempo vai passar rápido demais e você terá perdido tudo.

Como você pode imaginar, quando descobri a gravidez de gêmeos percebi que minha vida nunca mais seria a mesma. Eu não queria terceirizar a educação e os cuidados dos meus filhos. Eu queria estar presente todo tempo! Então comecei a questionar minha relação com o trabalho, a relação maternidade x carreira. Conversando com amigas grávidas ou recém-mães, eu percebi que todas se sentiam desconfortáveis com a ideia de voltar a trabalhar depois de uma curta licença-maternidade. Todas queriam estar presentes na vida dos filhos e, se possível, na primeira infância inteira, mas a minoria podia. Grande parte teria que deixar seus bebês, de apenas 4 ou 5 meses, num berçário ou aos cuidados de terceiros por mais de 8 horas por dia. Isso me pareceu tão injusto!

Foi então que conversando com a Carmem, uma amiga querida que estava grávida na mesma época que eu, que começamos a pensar em como poderíamos ajudar essas mães através das nossas experiências, minha como empreendedora, dela como executiva e de ambas como mães.

Os gêmeos nasceram em março de 2017 e em abril nasceu o Grupo M.Ã.E. – Maternidade Aliada ao Empreendedorismo. O grupo foi lançado oficialmente em agosto, em Campinas (SP), e tem como objetivo o incentivo, estímulo e visibilidade ao empreendedorismo materno. Fazemos workshops de capacitação com especialistas, eventos de inspiração sobre maternidade, encontros de relacionamento e networking, assim como a divulgação dos negócios maternos.

De agosto pra cá já falamos com mais de 3 mil pessoas pessoalmente e mais de 45 mil pessoas online. Temos centenas de associadas ativas em seis estados do Brasil, e no primeiro semestre deste ano lançaremos uma plataforma on-line para aproximar ainda mais nossas mães empreendedoras.

Hoje minha principal função é ser mãe! Em seguida, me dedico ao Grupo M.Ã.E. Fortalecer a causa do empreendedorismo materno com certeza impacta nos meus filhos, pois hoje eles têm a mãe o tempo todo presente, e no futuro entenderão que é necessário fazer mudanças, mudar sonhos – lembra que o meu era ser bem sucedida numa empresa? – para ser protagonista da própria história!”.

Queremos conhecer sua família também! Mande para a página Lá em casa é assim. Estamos esperando!

Leia também

Vem ver o primeiro vídeo do projeto “Lá em casa é assim”

“Abolimos o castigo e adotamos a conversa”, conta Alexandre Maia

Lá em casa é assim: “Morar em uma casa compartilhada é entender que o mundo é muito maior”


Palavras-chave

Leia também

Kimberlly e Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Mãe do 3° filho de Neymar recebe presente de Dia das mães da família do jogador

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Nadja Haddad fala pela 1ª vez depois da perda do filho recém-nascido: “Não perca sua fé”

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Thiaguinho e Carol Peixinho - Reprodução/Instagram/@euu.wiiillll

Família

Thiaguinho fala sobre casamento e chegada do 1º filho com Carol Peixinho: “Construindo nossos sonhos”

Mensagens e frases para o Dia das Mães

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Imagem Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Foto: Reprodução/Record

Família

Mãe leva filho em viagem para casa de homem que estava conhecendo e bebê acaba morrend0 afogado