Especiais

8 coisas pelas quais você não deveria se desculpar

Menos culpa, menos desculpas. Levar a vida de um jeito mais leve e não se cobrar tanto é difícil, mas não custa tentar

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

8-coisas-pelas-quais-voce-nao-deveria-se-desculpar

“Ser mãe” não significa conseguir fazer com que tudo funcione 100% o tempo todo. Mas, mesmo sabendo disso, a gente se cobra tanto que sempre acaba pedindo desculpas para alguém – filhos, marido, amigas, chefe – sem necessidade. Pensando nisso, elencamos 8 coisas pelas quais acreditamos que você não deveria se desculpar.

1-   Por querer um tempo só pra você

Anúncio

FECHAR

Não precisa pedir desculpas por querer um tempo pra cuidar de si mesma. Você corre com os filhos, cuida da casa, trabalha… Então, nada de se desculpar por aquelas horinhas que você passa no salão fazendo massagem ou pintando as unhas. É muito bom ter alguém “cuidando” da gente de vez em quando.

2-   Pelas suas limitações

Você nunca deveria se desculpar por não conseguir costurar o tutu do ballet da sua filha ou ajudar na lição de matemática da forma como gostaria. A gente que é mãe quer fazer tudo pelos nossos filhos, mas a verdade é que nem sempre dá. E, como a gente sempre diz: mãe também é gente. Não precisa dar uma de super-mulher o tempo todo.

3-   Por defender seu filho

Seja conversando com os pais das crianças que fazem bullying com ele na escola, afastando a turminha mais encrenqueira do condomínio ou tentando deixar seu filho longe dos perigos. Mãe é leoa mesmo e defende a cria com unhas e dentes, tem todo o direito!

4-   Por não saber o que fazer ou dizer

Filhos acham que a gente tem solução pra tudo e, ah!, quem dera que isso fosse verdade. Se eles soubessem o quanto a gente esquenta a cabeça escolhendo a melhor escola ou a melhor solução pra aquele pedido de aniversário… E quando eles fazem aquelas perguntas que nos tiram o chão? Fique tranquila, tudo bem não saber (afinal, é isso que a gente vive dizendo para eles) e o gostoso vai ser pesquisar e descobrir juntos.

5-   Por dar prioridade às crianças

Tem dias que em que sair de casa com as crianças parece uma operação de guerra. Tem que dar banho, vestir, trocar a roupa porque aquela já não serve mais, pentear o cabelo, dar o jantar… Ufa! É tanta coisa que às vezes chegar pontualmente àquele evento social fica impossível mesmo. Claro que uma desculpa pelo atraso cai bem, mas não se culpe por dar prioridade aos filhos. Quem é mãe entende perfeitamente esses atrasos.

6-   Pelo choro do seu bebê

Bebês choram. Choram porque estão com fome, porque precisam dormir, porque a fralda está suja, porque a barriguinha está doendo ou só porque fazem manha. E isso no restaurante, no avião, no ônibus, dentro de casa – não tem hora ou lugar pra acontecer.

Você não precisa pedir desculpas a ninguém só porque ele está fazendo barulho. Todo mundo concorda que choro de bebê incomoda, mas é mais do que normal e basta um pouquinho de compreensão pra lidar bem com isso. Você tem que se preocupar em aliviar o sofrimento dele para que se sinta melhor e não porque está com vergonha dos outros!

7-   Por ser só uma

É difícil entender, mas mãe também é uma pessoa só e, por mais que faça várias coisas ao mesmo tempo, não consegue se dividir em três partes e dar a cada uma delas uma função diferente (ok, isso seria incrível!). Nem sempre dá pra estar onde você gostaria e às vezes algumas tarefas podem ficar inacabadas. O jeito é priorizar e saber delegar algumas coisas.

8-   Por errar tentando acertar

Aquele passeio não foi a melhor a escolha, aquela bicicleta não era tão segura, a marca nova de protetor solar deu alergia e o bolo de aniversário ficou grudado na forma. Não precisa se cobrar tanto! Se a intenção era boa, é isso que fica. De resto, pra tudo se dá um jeito. Menos culpa, menos desculpas.