Criança

Sem tempo fechado! 14 atividades para fazer em dias chuvosos

O jeito é não deixar o tédio tomar conta

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

dias-chuvosos

(Foto: Shutterstock)

Tem dias que a opção de brincar ao ar livre não existe. Pode ser por uma garoa ou uma tempestade: quando a natureza determina, o jeito é ficar dentro de casa para não se molhar. Mas nada de ficar entediado vendo as gostas caírem. Dá sim para passar o tempo e se divertir, afinal, ainda é férias! Então, use a criatividade, imaginação e siga essas atividades abaixo!

1. Festa de arromba
Quem disse que a sua própria sala de casa não pode ser, no fundo, um salão de festas? O tapete vai virar a pista de dança e as luzes vão ficar por conta dos balões. É simples de fazer: coloque pulseiras de neon luminosas dentro dos balões coloridos. Amarre as bexigas em lugares estratégicos, apague as luzes e… Hora da festa!

2. Digno de uma pintura

Anúncio

FECHAR

Você nem desconfiava, mas as frutas, além de servirem como comidas, têm outra função e essa é a favor da arte! Reúna as crianças na cozinha e peça para elas escolherem as frutas que mais gostam. Frutas como laranja e limão podem ser cortadas na metade e assim serem carimbadas no papel, deixando as suas pegadas. Crie pinturas que darão água na boca, mas use poucas frutas para não causar desperdícios.

3. Vasos com a cara nova

Reinvente com os seus filhos os vasos de plantas e ervas da sua casa. Para isso, vocês vão precisar de pincéis e tintas. Deixe a criatividade das crianças guiar as pinturas. Vale fazer bolinhas, pintar tudo com uma cor só ou misturar todos os tons. Divertido e fácil para decorar a casa!

4. Potinhos com vida

Sabe aquela infinidade de potes que costumamos ter, que ficam abandonados na cozinha? Dê vida a eles! Usando uma caneta permanente, crie expressões e carinhas para cada pote. Uns podem estar alegres, sorridentes, outros usando óculos, outros bravos…

5. Crie um jardim vertical de vasos 

O objetivo é criar um jardim vertical na parede de casa. Você vai precisar da ajuda de outro adulto para fixar os vasinhos numa placa de madeira. Enquanto isso, as crianças vão adorar ajudar no processo de jardinagem, sujando as mãos de terra e plantando as sementes nos potes.

6. Mãos na massa

Quem não gosta de brincar de massinha? O melhor dela é que pode ser feita em casa. Você só vai precisar de uma xícara de sal, quatro de farinha de trigo, uma xícara e meia de água, três colheres de sopa de óleo e corantes alimentícios das cores que preferir. Depois, é só misturar tudo e, literalmente, colocar as mãos na massa!

7. Solta a voz

Se você tiver um aparelho de karaokê, ótimo! Se não tiver, não tem problema: vale segurar um microfone ou um controle remoto e soltar a voz. Deixe que o espírito do rock’n’roll invada a casa e tome conta de toda a família.

8. De olho no guarda-roupa

Hora de tirar todas as fantasias do guarda-roupa. Não se esqueça dos saltos altos da mãe, das roupas esportivas do pai e tudo o que for diferente. Deixe os seus filhos como figurinistas da vez para criarem os visuais mais loucos possíveis. E você não vai querer se esquecer desse momento, não é? Então, registre tudo em fotos.

9. Hora do DJ

O seu filho vai comandar a trilha sonora de hoje. Faça com ele uma playlist com as músicas que vocês mais curtem ouvir e aumente o som, DJ! E por que não ouvir gêneros musicais novos e diferentes? Dê uma chance a eles!

10. Com a cabeça nos livros

Combine com o seu filho de separar os livros que vocês mais gostam. Organize a estante por autor, tamanho ou assunto. Com certeza, vai dar vontade de reler alguns trechos especiais que marcaram a leitura!

11. Criar, dirigir e produzir o próprio programa de TV

Incentive a criatividade das crianças para criar o próprio programa de TV ou filme. Mas tem que ter roteiro, assuntos interessantes e chamar a atenção do público (no caso, a família toda). Se ele for muito jovem para manusear a câmera, ofereça uma mãozinha no momento do “luz, câmera, ação”.

12. Criar potes de viagem

As viagens, quando chegam ao fim, deixam sempre um gostinho de quero mais. Uma ótima forma de lidar com essa sensação é organizar os vários e vários objetos que restaram da viagem em potes de vidro. Assim, esses momentos vão ficar na memória!

13. Crie uma galeria de arte

Use o varal de casa para expor as obras dos seus artistas mirins. Chame toda a família para conferir.

14. Cantar na chuva

Mas a chuva também pode ser divertida. Vamos colocar as capas de chuva nas crianças e sair para sujar os sapatos!

Leia também:

15 dicas de brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças

5 atividades nada óbvias que seus filhos vão adorar

6 atividades ótimas para as férias do seu filho