Criança

Menina de 2 anos é resgatada de buraco pela vizinha

A mãe contou o que sentiu quando viu que a filha tinha caído no buraco - Reprodução/ G1/ TV Integração
Reprodução/ G1/ TV Integração

Publicado em 17/08/2021, às 08h29 - Atualizado em 18/08/2021, às 06h54 por Sandra Lacerda, filha de Sandra e José Leonardo


Na noite do domingo, dia 15 de agosto, a menina Isabelly, de apenas 2 anos de idade, caiu em um buraco no Bairro Aclimação, em Uberlândia, Minas Gerais. A menina foi salva pelos bombeiros que contaram com a ajuda da vizinha, Isadora Santos.

Após o resgate, que durou cerca de 4 horas, a criança foi levada para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. Na manhã da segunda-feira, dia 16 de agosto, ela recebeu alta e pôde voltar para casa. De acordo com o portal G1 Isabelly estava tranquila e não sofreu nenhuma lesão grave com a queda no buraco de 4 metros de profundidade.

Segundo Flávia Alessandra Veríssimo, a mãe da criança, a menina teve apenas escoriações e uma irritação nos olhos, pela terra que caiu sobre ela durante o resgate. Em entrevista à TV Integração, a mãe contou o que sentiu no momento em que a filha caiu no buraco. Ela falou: “Eu achei que não ia ver ela nunca mais, foi um momento de pavor, terror, eu só chorava, eu não sabia pedir mais nada, a não ser querer ela”.

A mãe contou o que sentiu quando viu que a filha tinha caído no buraco (Foto: Reprodução/ G1/ TV Integração)

Flávia também agradeceu a ajuda da vizinha Isadora, que entrou no buraco para retirar Isabelly. Ela disse: “Eu vou ter que agradecer ela pelo resto da minha vida, porque ela salvou a vida da minha filha, a coisa que eu mais amo na vida”.

Passeio no parque

Isabelly estava passeando no parque, junto a mãe, dois irmãos e amigos da família. Assim que saíram do local, atravessaram a rua em direção a um terreno baldio, usado pelos moradores para cortar caminho e acessar outras ruas do bairro.

Já longe da mãe, Isabelly caiu em um buraco profundo e bem estreito- com cerca de 35 centímetros de diâmetro. Sobre a situação, o pai da menina, Matheus Vinícius França de Oliveira, relatou: “Desespero imenso, a gente não se conforma com uma coisa dessa que aconteceu. O desespero, o meu coração foi a mil”.

Resgate

Os bombeiros foram acionados e o trabalho de resgate começou por volta das 20 horas. O plano inicial era cavar outro buraco ao lado para chegar à criança através de um túnel, e tirá-la de lá. Mas analisando a situação, os bombeiros perceberam que o ideal seria que alguém descesse pelo buraco. Como ele era muito estreito, nenhum profissional conseguiu entrar, e foi aí que a vizinha entrou em cena.

O buraco era muito estreito (Foto: Reprodução/ G1/ TV Integração)

Isadora se voluntariou para entrar no buraco e resgatar a menina. Ela contou: “Eu pensei, e se fosse o meu irmão? Eu fiquei agoniada. E os bombeiros queriam até que eu colocasse uma blusa [de manga] eu falei, não, não tem nada de blusa. Eu quero só entrar e tirar a criança de lá de dentro e salvar a vida dela”.

Isadora se voluntariou para resgatar a menina (Foto: Reprodução/ G1/ TV Integração)

Antes de descer, a jovem recebeu instruções dos bombeiros. Ela chegou a ficar presa por alguns segundos, mas conseguiu salvar a vida de Isabelly. Isadora falou: “Me deu uma falta de ar lá dentro, é agonizante, mas eu estava confiante em mim a todo momento, confiante nos bombeiros, no trabalho deles. Então, eu não tive medo, eu estava muito confiante, mas na hora que eu travei lá dentro eu falei: meu Deus, me socorre!”.

Quando as duas saíram do buraco, bombeiros e moradores que acompanhavam o resgate aplaudiram em comemoração. A participação de Isadora foi essencial para o resgate da criança. O tenente-coronel, Leonardo Leão, lembrou que Isabelly estava assustada e cansada, e não conseguia seguir as orientações para colocar a corda ao redor do corpo. Ele explicou: “A criança estava muito nervosa, cansada e, inclusive, sonolenta, e todos os movimentos caiam terra nos olhinhos dela. O horário da ocorrência também [sem luz natural] tudo estava dificultando”.

O pai de Isabelly agradeceu a todos que auxiliaram no resgate da menina, principalmente à Isadora. Ele disse: “Graças a Deus estar vendo minha filha de novo, sã e salva, viva, bem. Agradeço todo mundo, os bombeiros, policiais e a menina que salvou também, porque ela é guerreira, não é qualquer pessoa que faz aquilo pra gente, não”.

Terreno Baldio

A Defesa Civil esteve no local em que a criança caiu, na tarde desta segunda-feira. O terreno foi isolado com fitas zebradas e estacas, para evitar que o mesmo acontecesse com outras crianças.

De acordo com os moradores, os buracos do terreno são intervenções de uma obra que começou a ser feita no local. Porém, não há nenhuma sinalização sobre os buracos alertando quem passa pelo terreno sobre o perigo de cair em algum deles.
A Prefeitura de Uberlândia informou que o proprietário não tinha autorização para realizar a obra e será notificado.

O registro da ocorrência e um relatório sobre a área do acidente vão ser encaminhados pelo Corpo de Bombeiros para o Ministério Público. Isso acontece em ocorrências como essa para que uma possível imprudência do responsável pelo local seja devidamente apurada.


Leia também

Imagem Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Mensagens e frases para o Dia das Mães

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Monatagem Endrick e Lara - Foto: Reprodução/ Instagram

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Kimberlly e Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Mãe do 3° filho de Neymar recebe presente de Dia das mães da família do jogador

Rafa Kalimann - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Rafa Kalimann conta que perdeu bebê após abort0 espontâneo: "Essa dor não é normal"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura