Publicado em 01/10/2020, às 09h40 - Atualizado em 06/10/2020, às 15h29 por Camila Montino, filha de Erinaide e José
Moradora da Urca, no Rio de Janeiro, Manuela Oliveira, de 12 anos, descreve como “vírus do bem” o desenho que fez representando um ecossistema, para reforçar à importância de esperança e cooperação em tempos de coronavírus. O desenho despretensioso, feito com carinho e lápis de cor, acabou gerando um linda ação!
Por meio da campanha COmVIDA20, a ilustração acabou gerando a doação de 27 toneladas de alimentos para famílias carentes de 15 comunidades do Rio e para três aldeias indígenas. “Não imaginava que esse desenho chegaria tão longe. Senti uma felicidade muito grande e uma emoção difícil de descrever”, disse Manuela para O Globo, sobre as 2.250 cestas de alimentos doadas, que já beneficiaram cerca de nove mil pessoas.
Tudo começou quando a mãe, a artista plástica Ellen Dobrowolski, postou a ilustração no grupo de pais da escola da menina, a Sá Pereira. Então, um professor sugeriu transformar o desenho em camiseta para vender e doar o valor arrecadado para a caridade.
Ao se deparar com a ação, o diretor de arte Roberto Todor, ficou tocado e fez a ponte com Leonardo Zonenschein, diretor de marketing da Dimona, loja de customização de produtos. A marca decidiu adotar a campanha e nomeou de COmVIDA20, passando a produzir, a preço de custo, máscaras e camisetas estampadas com o desenho da menina. Atualmente, quase quatro mil kits foram vendidos, a R$ 60 cada, que ainda estão disponíveis no site. “— Foi muito importante apoiar a campanha, pois conseguimos transformar o projeto da Manu em realidade, contagiando tanta gente com empatia e solidariedade”, disse Leonardo.
A distribuição das cestas, que contêm, além de alimentos não perecíveis, frutas, legumes e peixe fresco, ficou a sobre a responsabilidade do Instituto da Criança, ONG no Jardim Botânico que atua gerindo projetos sociais. Na Zona Sul, foram beneficiadas famílias das comunidades Pedra Bonita, em São Conrado, e Santa Marta, em Botafogo. “Eram famílias muito carentes, com membros que perderam o emprego devido à pandemia. As cestas supriram uma carência imediata delas”, conta Mariana Pinheiro, coordenadora de novos projetos da ONG.
A campanha já alcançou quase 13 mil seguidores no Instagram e ganhou o apoio de artistas como Giovanna Antonelli, Fabio Porchat, Reynaldo Gianecchini e Cissa Guimarães. A mãe, Ellen diz que o orgulho que está sentindo da filha não poderia ser maior. “As coisas aconteceram de forma orgânica, com a ajuda de tantas pessoas. Poder mostrar aos meus filhos que um gesto tão pequeno pode fazer a diferença na vida de tanta gente é muito emocionante”, ressalta ela, que também é mãe de Joaquim, de 8 anos, e de Helena, de 6 anos.
Família
Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez
Família
Esposa de Radamés Furlan sofre ataques após ex-jogador assumir ter sido amante de Viviane Araújo
Bebês
180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Bebês
Após 3 anos o hospital, bebê que nasceu com intestino para fora do corpo recebe alta
Família
Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos
Bebês
Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar
Bebês
Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer