Criança

Como ajudar seu filho a fazer lição de casa (sem fazer pra ele)

Não se desespere se ouvir que não consegue resolver um problema de matemática ou soletrar uma palavra

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

licao-de-casa

(Foto: Shutterstock)

Como muitas coisas, a lição de casa se tornou mais complexa e exigente do que quando éramos crianças. As expectativas são mais elevadas – tanto para os alunos como para os professores – e os pais têm os desafios adicionais de controlar o tempo das tarefas com televisão, tablet e smartphone. Pensando nisso, a revista norte americana Parents publicou dicas para lidar com esse momento da lição de casa com mais facilidade.

Rotina

Esse é o primeiro passo. Dê sugestões para o seu filho do tipo: “você prefere tomar lanche antes de fazer a lição?”. Depois de decidido, faça ele anotar o combinado para lembrar sempre. Estabeleça esta regra no início do ano escolar.

Anúncio

FECHAR

Tenha em mente que você pode ter rotinas diferentes para cada filho . As crianças podem gostar de fazer lição em lugares diversos. No sofá, na mesa de jantar ou na varanda, por exemplo. Veja como é mais confortável pra eles e se funciona.

Esteja por perto para monitorar, mas não corrigir

O dever de casa permite que os professores identifiquem o que os alunos aprenderam da aula. Por isso é importante que você não se meta tanto na tarefa. Os professores gostam de ver erros. Como nem todas as crianças gostam de errar, ensine seu filho que tudo bem não estar sempre certo.

Se o seu filho gritar: “mãe, preciso de ajuda”, diga que você vai fazer isso quando ele acabar a lição. Quanto mais tempo você espera para ir socorrer, mais provável ele reler as instruções e tentar fazer de novo o exercício.

De olho no relógio

Lição de casa também é gestão de tempo. Não deixe que seu filho passe muitos minutos fazendo tarefa. O recomendado é apenas dez minutos por dia por série, ou seja, 20 minutos para um aluno do segundo ano, 30 minutos para um aluno do terceiro ano e assim por diante. Mantenha um olho no relógio. Se o seu filho está fazendo um esforço muito grande, avise o professor.

Mantenha uma boa relação com a professora

Mostrar para o seu filho que você e o professor são parceiros, em contato regular, é essencial. Também é importante não criticar seu filho ao professor na frente dela. O dever de casa é tem a ver com aprender também a ter responsabilidade.

Leia também:

Escola americana trocou o castigo pela meditação e, adivinha? Deu supercerto!

Por que meu filho se comporta diferente na escola e em casa?

A idade certa de colocar o filho na escola