Criança

Autismo em crianças: 5 dicas para escolher o melhor livro para o seu filho

Saiba como influenciar o hábito de leitura para o seu filho autista - Matt Ridley on Unsplash
Matt Ridley on Unsplash

Publicado em 13/04/2021, às 14h12 - Atualizado em 14/04/2021, às 07h44 por Letícia Mutchnik, filha de Sofia e Christiano


O mês de abril é o da conscientização do autismo e é celebrado o Dia Internacional do Livro! Se você tem um filho autista e não sabe como inserir o hábito da leitura na rotina, este texto é para você. Essa atividade pode ser simples para alguns e complexa para outros dentro do espectro do autismo.

Participar de uma roda de leitura é uma das atividades que mais chamam a atenção das crianças. Viajar pelo mundo da imaginação, sonhar que está dentro do contexto sendo um príncipe ou princesa, ter medo de monstros e ficar contente com o final feliz tão esperado.

Saiba como influenciar o hábito de leitura para o seu filho autista (Foto: Matt Ridley on Unsplash)

Mas como sabemos, nem tudo são mil maravilhas. “Hoje nós temos uma grande dificuldade em encontrar livros que se encaixam dentro da necessidade de uma criança autista”, conta Michelli Freitas, analista do comportamento especializada em autismo e diretora do IEAC (Instituto de Educação e Análise do Comportamento).

Como mãe de uma criança autista, Michelli explica, por experiência própria, que é preciso de um cuidado extra na hora de escolher os livros. “É importante que o adulto, seja pai ou educador, entenda que cada criança autista assimila de uma forma diferente, tem interesses próprios e para contar história deve contextualizar com gestos, figuras e brinquedos torna a experiência mais enriquecedora”, pontua.

  • Conheça os interesses da criança: É fundamental saber quais são os interesses da criança, para ter mais facilidade em encontrar histórias pelas quais eles possam se interessar, com personagens que elas já tenham interação ou afeto, como dinossauros, por exemplo.
  • Invista em livros com imagens: Pelo atraso na linguagem receptiva, crianças autistas também aprendem melhor com estímulos visuais! Então é mais do que importante dar preferência a livros com mais imagens e menos texto.
  • Não escolha um livro muito comprido: Por possuir um interesse mais seletivo (comum, inclusive, para todas as crianças)  é importante não contar histórias longas ou exigir que ela se mantenha sentada quietinha o tempo todo, caso contrário isso pode acabar em inquietação e seu filho não vai conseguir aproveitas do momento de aprendizagem.
  • Facilite a adaptação: Usar palavras mais simples por parte do adulto leitor é muito comum e ajuda na compreensão da história por parte da criança.
  • Complemente as histórias com outros objetos: O uso de recursos para complementar é sempre muito bem vindo, então tenha por perto outros brinquedos, aponte lugares para ajudar a assimilar localização, faça interpretações, o que for necessário para deixar a experiência da criança ainda melhor.

Mais lidas

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

O teste de DNA pode demorar de 20 até 30 dias para sair o resultado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Samsung Galaxy S23 - Divulgação

Despencou o preço

Esquenta Black Friday: até 50% de desconto na linha Galaxy S23 da Samsung

Amanda Kimberlly participou de reality show e namorou cantor famoso - (Foto: reprodução/X)

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Marido de Ivete Sangalo diz que criou a escola que as filhas estudam por motivo curioso

Casal e bebê - (Foto: Reprodução/Freepik)

Notícias 📣

Casal coloca bebê de 3 meses para adoção por estar "ocupados demais com o trabalho"

Astrid Fontenelle conta que adoção foi determinante para divórcio de ex-marido - (Foto: Reprodução/Instagram/LinkedIn)

Família

Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Perlla desabafa após marido pedir separação depois de deixar a prisão: "Saindo com a mão vazia"

Compartilhe:

FacebookTwitterWhatsApp