Criança

95% dos professores acreditam que trazer tecnologia para a sala de aula prepara os alunos para o futuro, diz estudo

Os Chromebooks chegam para atender essa demanda - reprodução/Google for Education
reprodução/Google for Education

Publicado em 14/08/2019, às 14h30 - Atualizado em 26/08/2019, às 06h18 por Yulia Serra, Editora | Filha de Suzimar e Leopoldo


Os Chromebooks chegam para atender essa demanda (Foto: reprodução/Google for Education)

A tecnologia tem invadido todas as esferas do nosso dia a dia, desde os mais jovens até os mais adultos. Pensando nisso, o Google for Education realizou uma pesquisa, em parceria com a YouGov, para entender como esse recurso é visto por pais e professores e a possibilidade de usar dentro das salas de aula

Foi a primeira vez que um estudo com esse foco foi feito. Chamado de Challenger, a pesquisa escutou 300 educadores e 500 pais. “Nosso objetivo foi dissipar o mito de que pais e professores relutam em ter tecnologia na sala de aula”, disse Daniel Cleffi, líder do Google for Education na América Latina. 

Nesta quarta-feira (14), ele revelou com exclusividade o resultado e comprovou essa visão: 95% dos professores acreditam que trazer a tecnologia para a sala de aula prepara os estudantes para o futuro e 91% dos pais concordam e veem na iniciativa uma chance de tornar o aprendizado mais envolvente.

Para o especialista, os entrevistados são a favor, mas não têm orientação e recursos para que a vontade saia do papel. Por essa razão, o Google tem um superprojeto, os Chromebooks, ou melhor, computadores desenhados especialmente para as escolas, tendo como principais características a simplicidade, rapidez, inteligência e segurança. Há algum tempo no mercado, o especialista explica: “Eles não vem para para substituir o contato físico, mas acrescentar no aprendizado”.

Já que os dados também apontaram que 81% dos docentes acreditam que a parte mais importante do seu trabalho é ensinar aos alunos as habilidades do futuro e apenas 47% dos pais acham que a tecnologia é atualmente utilizada da melhor forma para beneficiar a aprendizagem das crianças, o projeto tem como foco preencher essa lacuna.  

“O mundo da sala de aula está em dissonância com o mundo lá fora”, conta Daniel Cleffi (Foto: reprodução/Google for Education)

“O século XXI é muito digital para criar uma geração analfabeta em relação à tecnologia”, justifica Daniel. E a partir de ações como essa, o Google for Education pretende modernizar a escola por meio de uma transformação cultural e tecnológica. 

No caso dos Chromebooks, a ideia é democratizar e oferecer maior acessibilidade à educação, além de ajudar os professores no gerenciamento das turmas, um ponto bastante requisitado pelos mesmos durante o estudo. O dispositivo já é o número um em vários países, como Estados Unidos, Suécia e Canadá, e por ter resultados promissores, as expectativas para o Brasil também são altas. 

Segundo o líder do grupo na América Latina, o aparelho custa cerca de R$ 1.100,00 e tem grande variedade de modelos e marcas para escolher. Todas as ferramentas de software são disponibilizadas gratuitamente junto do Chromebook e não há limite de idade para aplicar o projeto, sendo uma decisão da escola de acordo com o método de ensino. 

Por isso, a iniciativa foca tanto em escolas públicas quanto privadas e já foi implantada em vários estados e municípios do país. Há mais de 5 anos, o Google for Education atua aqui com a missão de aprimorar a educação. “Queremos criar uma aula mais engajante e completa”, comenta. 

A novidade foi lançada no evento Inovar para Brasil, que reúne os principais líderes na área de educação compartilhando experiências. E caso a sua escola tenha interesse em participar do projeto, pode acessar o sitee solicitar o pedido na parte de contato. O único requisito para se inscrever, é ter uma infraestrutura com acesso à internet.

Leia também:

Virou lei! Todas as escolas terão que dar educação socioemocional para as crianças

Estudo de 45 anos revela como transformar seu filho em um gênio

Educação é um direito! Aprenda como exigir um desenvolvimento escolar de qualidade para o seu filho


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Saiba o que dizer no Dia do Afilhado - (Foto: Getty Images)

Família

Dia do Afilhado: mensagens e frases para mostrar o quanto ele é especial

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Filho de Monique Evans não comparece ao casamento da mãe; entenda o motivo

Adolescente m4ta pais e irmão na zona oeste de São Paulo - Reprodução/ Rede Globo

Família

Adolescente de 16 anos mat4 pais adotivos e irmã após ser proibido de usar o celular

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Foto: Reprodução/SBT

Família

“Faria novamente”, diz adolescente de 16 anos que mat0u os pais após ser proibido de usar celular

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos