Colunas / Recriar pelo Brincar

Cabe um mundo no brincar e não precisa de brinquedo

Brincar vai muito além de uma atividade divertida, é uma oportunidade de troca - Getty Images
Getty Images

Publicado em 15/12/2022, às 08h08 por Patricia Camargo e Patrícia Marinho


Muito prazer. Nós somos o Tempojunto. Estamos estreando aqui na Pais&Filhos, muito felizes nesta casa, que sempre abriu as portas para a importância da brincadeira na vida e no desenvolvimento das crianças. Isso mesmo, nós falamos sobre brincar, brincadeira, brinquedos, jogos; mas se engana se você acha que vai encontrar aqui somente dicas de brincadeiras para fazer com seu filho.

Crianças brincando de amarelinha
Brincar vai muito além de uma atividade divertida, é uma oportunidade de troca (Foto: Getty Images)

A brincadeira é muito mais que lazer e diversão. Por isso mesmo, adotamos como título desta coluna “Recriar pelo brincar”. A brincadeira é toda oportunidade que a criança e o adulto têm de fazer algo novo, de descobrir, de experimentar, de imaginar e transformar o dia a dia. Brincar é recriar o seu tempo com seu filho e deixar que seu filho recrie o tempo da maneira que ele precisa. É um estado de espírito, mais do que uma atividade.

Em resumo, o que você lerá por aqui: como sua parentalidade pode ser mais relevante, mais leve, mais significativa se ela tiver o espírito do brincar, se ela for BRINCANTE. Parentalidade brincante. Guarde bem este termo. Ele fará uma grande diferença na sua relação com seu filho. É sobre isso. É sobre essa relação, esse tempo junto com seu filho, seja qual for o momento da família de vocês, a situação, os desejos, as angústias. O brincar cabe em qualquer mundo.

No Tempojunto somos duas Patrícias. Eu, que escrevo aqui, sou a Patcamargo. E a Patrícia Marinho está do meu ladinho, opinando, lendo e pautando tudo o que estará nas nossas colunas. Todo mundo apresentado, deixa eu usar estes três parágrafos finais para esclarecer a história de não precisar de brinquedo.

No Natal, sempre somos confrontados com as opiniões que nos trazem mais uma culpa: comprar brinquedos e satisfazer nossa sanha consumista impulsionada pela avalanche de propagandas e vídeos de unboxing? Ou não comprar e encarar de frente uma feira de troca de brinquedos, ou criar um brinquedo faça-você-mesmo? Na dúvida, muitos optam por aliviar a consciência comprando o tal “brinquedo educativo”. Afinal, eu compro, mas é para o bem, certo?

Então. Criança gosta de brincar. E para a brincadeira acontecer são necessárias três coisas: tempo, espaço e objeto. O objeto é qualquer coisa que promova a brincadeira, que provoque a brincadeira, que incentive a brincadeira. Objeto pode ser, sim, a caixa de papelão. Mas também pode ser as mãos, na Cama de Gato, os pés, no pega-pega. E, pode ser, também, o brinquedo. Qualquer brinquedo. Todo brinquedo é educativo, desde que ele permita que a criança brinque com ele. Você até pode preferir um brinquedo de madeira ou de pano, em lugar de um de plástico. Mas o material de que é feito não limita, nem define sua utilidade.

Então, se você puder e quiser, dê um brinquedo. Nossa dica: não se prenda a modismos, escolha um tipo de brinquedo diferente (ninguém precisa de 300 bonecos, 467 carrinhos ou 665 jogos de tabuleiro) e promova a qualidade frente à quantidade: pratique com seu filho a doação, o desapego, o cuidar do outro. E repita sempre o mantra: “Brinquedo é aquilo com que se brinca!”.

Confira tudo o que rolou no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Mensagens para enviar no Dia da Família - (Foto: Getty Images)

Família

Dia da Família: frases, mensagens e legendas para compartilhar nesta data

Samsung Galaxy S24 Ultra - Divulgação

Lançamento

Ofertas do dia: recém-lançado Galaxy S24 Ultra da Samsung com desconto de 27%

Shantal e Renato Kalil - Créditos: Reprodução

Família

Médico que foi denunciado por violência obstétrica com Shantal vai voltar a fazer partos

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Criança de 10 anos morre após ser atingida por van escolar em São Paulo - Créditos: Reprodução/ Rede Globo

Família

Menina de 10 anos morre ao ser atropelada por van escolar em São Paulo

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Eliezer revela quanto marca criada para a filha faturou e valor impressiona

Kimberlly e Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Mãe do 3° filho de Neymar recebe presente de Dia das mães da família do jogador