Colunas / De olho no cotidiano

O pediatra dos sonhos

Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 16/12/2016, às 13h31 por Ligia Pacheco


Claro que a escolha do médico ou de qualquer profissional precisa estar de acordo com as nossas concepções, princípios e valores. E por isso, na minha percepção, Dr Paulo Alexandre foi o melhor pediatra que minhas filhas tiveram. Era calmo e tranquilo e se dirigia às crianças e não aos pais. Depois de muito conversar com elas, então ouvia-nos. Só neste quesito, ele já era, para mim, o máximo. Afinal, os pacientes eram as crianças e ele sabia muito bem perguntar e as ouvir.

Mas o que eu mais gostava era do final. Ele dava nota aos pais. A criança chegou com corte profundo no joelho? Parabéns, nota 10. Sinal de que a criança está brincando. Piolho? Parabéns, nota 10. Sinal de que sua filha está interagindo com outras crianças. Bicho de pé? Nota 10! Sinal de que anda descalça e entre animais. Bicho geográfico? Bravo! Sinal de que vai à praia. E assim seguia nos mostrando que deixar a criança viver era o melhor a fazer. Claro, com bom senso. A máxima foi quando lhe perguntei qual era a vitamina que não podia lhes faltar. E ele respondeu sem titubear: “Vitamina S.” Corri por minha memória e por quase todo o alfabeto, mas desconhecia tal vitamina e fui logo perguntando em que alimento poderia encontrá-la.

“A vitamina S encontra-se em todo lugar. S de sujeira, Lígia. Esta não pode faltar.”

Lembrei imediatamente de uma amiga que dava banho de água mineral fervida no seu filho de um ano. E não preciso dizer que ele vivia doente.

Dr Paulo sabia das coisas. Sabia que o desenvolvimento integral da criança depende de aprendizagens, e que estas dependem de experiências. Bem como sabia que a superproteção desprotege. Mais do que doutor, Dr Paulo era grande educador, das crianças e dos pais. Provavelmente nem toda mãe ou pai o entendesse. Afinal, como iniciei o texto, a escolha do médico, da escola, das atividades que uma criança faz, depende do que os pais acham importante ao filho de acordo com os conhecimentos e vivências que eles têm. Mas atente-se, pois nem tudo o que parece ser bom, é.

Sou muito grata ao Dr. Paulo Alexandre pela parceria, em prol do desenvolvimento das nossas filhas, e por ter cuidado também de nós.

Desejo a você neste final de ano, pai, mãe e cuidador, que possam rever sempre os estímulos que tem dado à criança, pois é fato que o desenvolvimento requer aprendizagens e que o seu filho precisa de vivências diversas para se aprimorar. Desejo ainda um ano novo repleto de notas dez, com muito amor, aconchego, parceria, paciência, doação, comunicação, determinação, paz, respeito, vida, sem os quais, para mim, não faz sentido a relação pai/mãe e filho. E desejo que os profissionais, que direta ou indiretamente estão ligados ao seu filho, possam ser pessoas em quem você confia, aprende e faz a diferença em sua vida e na dos seus.

Feliz Natal! Feliz 2017! Feliz férias de verão! E até o ano que vem.


Palavras-chave
Pediatra

Leia também

Olhos de Mavie chamam atenção de fãs - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a cor dos olhos de Mavie em novo foto: "Igual ao pai"

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O homem perdoou a mulher - (Foto: Reprodução/Metropoles)

Família

Homem que teve pênis amputado pela ex-esposa reata com ela e se declara: 'Te amo além da tragédia'

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

A bartolinite é uma infecção que ocorre nos cistos de Bartholin, causando uma inflamação na região da vagina - Freepik

Família

Bartolinite: o que é a bola inchada na vagina e como tratar a infecção