Colunas / Escola

Prevenção ao bullying começa com a autoaceitação

Doses de amor diária são fundamentais para que seu filho se aceite e também aceite os outros - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 11/04/2023, às 07h50 por Taís e Roberta Bento


É normal que, conforme nossos filhos vão crescendo, eles passem a questionar determinados aspectos que são características comuns dentro do círculo familiar, mas que são diferentes de outros grupos. Ao convivermos de forma tão fechada em grupos muito semelhantes a nós e sem deixar que nossas crianças questionem sobre suas próprias características, abrimos a porta para que mais tarde essa criança seja um alvo fácil do bullying, seja como vítima ou agressor.

A criação com afeto faz toda diferença na vida das crianças
Doses de amor diária são fundamentais para que seu filho se aceite e também aceite os outros (Foto: Shutterstock)

Ter um filho que é vítima ou que faz bullying é igualmente devastador. Ao ter oportunidades para brincar com crianças de origem, crença, culturas variadas, seu filho pode não só conviver com a diferença como também se reconhecer como diferente. É nosso papel ajudar para que nossos filhos entendam que ser mais baixo, ter a cor de pele ou tipo de cabelo diferente dos colegas não torna ninguém mais ou menos importante ou capaz.

Se o contexto for criado dentro de casa, seu filho vai trazer as dúvidas e comentários que abrem caminho para conversas sinceras entre vocês. Nesses momentos, você tem o poder de imunizá-lo contra os efeitos do preconceito e do bullying. A Taís um dia percebeu que as primas mais novas estavam cada vez mais altas, enquanto ela ficava, na visão dela enquanto pré-adolescente, “para trás”.

Logo depois, os amigos da classe também estavam bem maiores do que ela. Chegou em casa um dia me pedindo para levá-la a um médico que pudesse diagnosticar o que havia de errado com ela. E minha resposta foi: “Filha, olha para sua mãe e para seus avós paternos. Se eu entrar no consultório médico com você e perguntar para o médico se você está com algum problema de crescimento, ele vai cair da cadeira de tanto rir. Vai achar que não tenho espelho em casa.”.

Minha escolha foi trazer leveza para começar nossa conversa. E para tornar mais claro meu ponto, perguntei se ela queria que eu pedisse que meu irmão e minha cunhada, ambos bem altos, a levassem no médico, assim ele não veria a resposta ali, estampada na frente dele. Ela e eu rimos muito juntas. Expliquei, então, que minha altura nunca havia me impedido de realizar nada, apesar de ter sido necessário criar estratégias diferentes em situações como pegar um ônibus lotado, alcançar um livro em prateleira alta, por exemplo.

E juntas concluímos que ela, como eu, seria sempre a baixinha da turma, sem nada de pejorativo nisso. Ajudar para que ela se enxergasse como realmente é fez toda diferença para que ela se aceitasse e não deixasse brecha para ser diminuída ou hostilizada por isso. Aceitar-se é a base para respeitar as diferenças. Seu filho precisa aprender que outras crianças têm mais habilidade que ele em alguns esportes ou brincadeiras, mas isso não o torna inferior. Nós, adultos responsáveis, somos a principal referência nesse aprendizado que vai para toda a vida!

ASMR com som de nostalgia

Ligue o som! O barulho do Gira Gira, mais um lançamento da linha TUDO de Ri Happy, é música para os nossos ouvidos, além de trazer boas lembranças


Leia também

Montagem de Madonna e cantor Leonardo - Créditos: Reprodução/ Instagram

Família

Leonardo chama show de Madonna de "Surub4" e acusa a cantora de sat4nismo

Montagem enchente Rio Taquari - Créditos: Reprodução/ Rede Globo

Família

"Perdemos tudo", mãe tem reencontro emocionante com filha depois de 15 dias no RS

Mariana Derderián atriz de Florebella e filho - Foto: Reprodução/ Instagram

Família

Atriz de Florebella perde o filho de 6 anos em trágic0 incêndio em casa

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Mãe busca filha gêmea perdida há 5 dias após barco virar no RS: "Só paro com você no meu colo"

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Foto: Reprodução/ Globo

Família

Motorista da Porsche é colocado em ala "segura" e com presidiári0s famosos ao ser fichado

Montagem Neymar e Biancar postam Mavie - Créditos: Reprodução/ Instagram

Família

Neymar e Bruna Biancardi postam foto de Mavie em viagem juntos na Arábia Saudita