Colunas / Escola

A organização é aliada na hora de garantir a rotina mais leve de toda a família!

A organização dentro de casa é o primeiro passo para uma rotina melhor - Getty Images
Getty Images

Publicado em 10/04/2022, às 11h05 por Taís e Roberta Bento


Com os filhos já de volta às aulas, o estresse volta a tomar conta da rotina das famílias. Desde o desafio de tirar as crianças da cama, até a luta para colocá-los de volta para dormir mais cedo, é uma batalha que se estende ao longo de cada dia durante a semana. Vivemos com uma sobrecarga de informações também dentro de casa, onde tantos objetos tornam a tomada de decisão diária mais desgastante para pais e filhos. Vamos então a algumas dicas para deixar cada cômodo da casa organizado, de forma a liberar sua família para um ano letivo mais tranquilo e produtivo.

A cozinha é o ponto de encontro e de partida para a escola e trabalho todas as manhãs. Assim, grande parte das discussões e estresse que podem estragar o dia de todos começa na cozinha, já logo cedo. Organizar os armários, colocando em prateleiras mais altas utensílios que são pouco utilizados ou doando aqueles que estão ali há tempos, sem a mínima utilidade é um excelente ponto de partida. Menos objetos significam mais espaço livre. Isso permite que, em um momento de pressa, qualquer pessoa da família possa pegar o que precisa, sem riscos ou estresse. No armário de alimentos e na geladeira, deixe em altura acessível, de acordo com o tamanho de seu filho, tudo o que ele gosta de comer pela manhã e levar de lanche para a escola. Além de ajudá-lo a desenvolver diversas habilidades, isso libera tempo para você, impactando em todo o seu dia.

O banheiro é o segundo cômodo da casa mais usado pela família. Comece guardando em outro local pertences utilizados com menor frequência. Instale ganchos e prateleiras na altura que seus filhos possam alcançar. Pendure toalhas, roupas e objetos de uso pessoal de forma que eles possam acessar cada um sozinho, dentro dos limites da idade. Embora possa ser necessária uma fase de adaptação, em linhas gerais, uma criança que está na Educação Infantil só precisa de ajuda nos detalhes finais, podendo perfeitamente se arrumar sozinha. Seus elogios pelo esforço serão fundamentais para que a nova rotina seja estabelecida e seu filho transferirá para os estudos os ganhos de autoestimaque virão.

Porque nós transformamos cada canto em lar junto da nossa família
A organização dentro de casa é o primeiro passo para uma rotina melhor (Foto: Getty Images)

A sala, sendo um ambiente de uso comum para os momentos de relaxamento e descanso, é fundamental estabelecer regras que podem ser definidas em família. Para ajudar no cumprimento sem conflitos, faça adaptações necessárias de acordo com a faixa etária de seus filhos. Por exemplo, um banco que tenha um compartimento para guardar objetos pode ser útil para que alguns brinquedos estejam acessíveis, mas possam ser guardados facilmente. Caso a mesa em que seus filhos fazem a tarefa seja a da sala, um móvel com gavetas por perto ajuda a manter o material escolar organizado e com fácil alcance.

A organização inicial vai tomar um pouco do seu tempo. O resultado, porém, virá em forma de paz dentro de casa e maior capacidade de concentração de seus filhos na escola!


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Mãe busca filha gêmea perdida há 5 dias após barco virar no RS: "Só paro com você no meu colo"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Virginia posta foto beijando na boca da filha e gera críticas: "Não tenho como te defender"

A bebê comeu folhas da planta Kalanchoe. - Reprodução/ G1/ Arquivo pessoal

Bebês

Bebê recebe alta após comer folhas de planta tóxica

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho